Nasce um ícone. Heritage da Concha y Toro
A Estrela…
Ontem tive mais uma vez, o privilégio de escrever sobre vinhos e por essa razão participar de eventos raros, de classe e de qualidade. Isso me levou a um lançamento de um vinho da Vinícola Concha y Toro, que está predestinado a ser um grande sucesso. Falo do Heritage do Marques de Casa e Concha, lançado ontem aqui no Brasil em primeira mão, este Ultra Premium Cabernet Sauvignon.
O evento trouxe ao Brasil ninguém menos que Eduardo Guilisasti e Isabel Gulisasti. O evento elegante e cuidado em detalhes pela Concha y Toro e apoio da Lucia Paes de Barros, aconteceu no chiquérrimo Rosewood em São Paulo.
Achei super elegante, respeitoso e inteligente da parte deles escolherem o Brasil para esse lançamento, mercado que eles pretendem ser o primeiro do Mundo para seus vinhos.
Didú com Lucia Paes de Barros, Marcelo Papa e Veronica Hahn
Eu gravei bons momentos desse evento para poucos privilegiados, veja:
Chamou a atenção como todos os detalhes e toda pompa exigida ou ao menos sugerida para algo desse porte foram bem estudadas e bem executadas. Até no serviço extra contratado de alguns dos melhores e mais conceituados Sommeliers fazendo o serviço do Vinho impecavelmente, entre eles o Premiado Gianni Tartari (Professor e Palestrante), a Gabriele Frizon (Professora e Palestrante) e a Juliana Carani entre outros, exercendo com orgulho e competência o serviço do vinho. Adorei.
A qualidade de toda a apresentação e o material exibido o mesmo: Impecável.
O estudo de Puente Alto foi importante e me chama a atenção daquela questão a respeito de Novo Mundo e de Velho Mundo. Pois os clones de Cabernet Sauvignon, originários de Bordeaux foram plantados em pé-franco, os de Bordeaux estão em porta enxerto e produzem 4 a 5 vezes mais uvas. Ora, quem é o Velho Mundo?… Mas ironias à parte, veja que complexo o estudo e que boas conclusões:
O Estudo:
A D.O. Puente Alto abriga dois vinhedos centenários da vinícola Concha y Toro: Don Melchor e El Mariscal, de onde se originam os vinhos Don Melchor e Marques de Casa Concha Heritage, respectivamente. Ambos vinhedos têm um valor patrimonial único, graças às suas vinhas de seleção massal pré-filoxera em pé não enxertado.
Entre 2018 e 2020, o Centro de Pesquisa e Inovação (CII) da Vinícola Concha y Toro realizou um estudo exaustivo sobre o Cabernet Sauvignon chileno. Eles colheram amostras de Cabernet Sauvignon de 79 vinhedos de 23 áreas vitivinícolas de 7 vales diferentes no Chile e os vinificaram de maneira padronizada na vinícola experimental do CII por 3 anos. Ou seja, 237 amostras de vinho e 18 delas de Puente Alto. Ao analisá-las quimicamente, foi possível concluir que as amostras de Puente Alto apresentaram maior concentração de marcadores indicativos de qualidade (cor, paladar e antioxidantes) e maior pontuação na avaliação sensorial.
Em outro estudo realizado pelo CII entre 2013 e 2015, uma seleção massal e três seleções clonais de Cabernet Sauvignon foram comparadas na área de Cauquenes durante 5 safras consecutivas. Os resultados mostraram que a seleção massal foi predominantemente associada a atributos positivos de qualidade do vinho e maior preferência sensorial.
Concluindo, ambos os estudos CII indicam que o material vegetal da seleção massal pré-filoxera de Cabernet Sauvignon em pé não enxertado que pode ser encontrado em Puente Alto, oferece uma qualidade superior de uvas e vinho. Isso se traduz na altíssima qualidade do Cabernet Sauvignon que Puente Alto entrega e que se reflete tanto no Don Melchor quanto no novo Marques de Casa Concha Heritage,
O Centro de Pesquisa e Inovação da vinícola Concha y Toro foi criado para promover a pesquisa aplicada, a transferência de tecnologia e a inovação, a fim de aumentar a competitividade e a excelência multiorigem da empresa, a sustentabilidade de seus processos e impulsionar a indústria vitivinícola chilena. Para isso, conta com uma grande equipe de pesquisadores e profissionais, uma adega experimental, laboratórios de química e biologia molecular e um centro de extensão.
Agradeço o convite e desejo sucesso a todos. Saúde!