Le Toucher du Vin
Estive ontem a convite do meu Amigo Jean-Claude Cara, no gostoso restaurante Chiado, (que agora tem como sócio outro grande Amigo, o Breda), para conhecer o novíssimo Le Toucher du Vin, ou O Toque do Vinho.
Imagine que baseado em um estudo científico, que comprovou que as pontas dos nossos dedos indicadores têm a mesma percepção tátil de nossa língua, os pesquisadores e professores; Cyrille Tota, Jacky Rigaux, Didier Langlois e Jean Claude Cara desenvolveram um trabalho universitário poli-sensorial do vinho na Universidade da Borgonha e Universidade de Montpellier, comprovando que os receptores sensoriais das pontas dos dedos são os mesmos da nossa boca e, com um painel de 40 degustadores e profissionais, demonstrando que existe uma concordância significativa entre a escolha de um tecido, a apreciação do vinho e a seleção de palavras para descrever a textura do vinho.
O Jean-Claude Cara tem algumas posições firmes em favor da vinificação antiga e contrária a moderna com uso de diversos recursos de manipulação e fez questão de deixar claro isso na abertura de sua apresentação. Veja:
A partir daí, eles conseguiram desenvolver esse estudo, dando sequência a um trabalho universitário poli-sensorial do vinho na Universidade da Borgonha e Universidade de Montpellier, comprovou que os receptores sensoriais das pontas dos dedos são os mesmos da nossa boca e, com um painel de 40 degustadores e profissionais, foi demonstrado que existe uma concordância significativa entre a escolha de um tecido, a apreciação do vinho e a seleção de palavras para descrever a textura do vinho
Esta nova visão é baseada em uma pedagogia inovadora usando novas ferramentas, para se apropriar da noção de textura no vinho. Ele leva em conta as recentes descobertas de que possuímos os mesmos receptores sensoriais da boca e língua nas pontas dos dedos, portanto permitindo satisfazer as expectativas dos consumidores contemporâneos que desejam entender a ligação entre a origem de um vinho através da sua percepção tátil gustativa.
O Le Toucher du Vin que consiste em 8 amostras de tecidos diversos que têm as referências sensoriais dos vinhos que degustamos. Muito interessante pois identifica-se claramente no dedo a similaridade da sensação tátil da boca, mesmo que seja uma mistura de um dois retalhos do conjunto de tecidos. Algo lúdico e agradável e que segundo os pesquisadores aguça a nossa sensibilidade em determinar a relação tátil com a bebida.
Eu gravei um vídeo deles demonstrando o produto e comentando sobre sua utilidade, veja:
Amanhã acontecerá um evento de apresentação do Le Toucher du Vin exclusivo para os associados da Associação Brasileiras de Sommeliers, presidida pelo meu Amigo Professor José Luiz Borges. Se você é sócio é só aparecer às 15hs. na sede da ABS- SP