Paulo Nunes esteve no Brasil
Augusto Rodrigues, Orlando Rodrigues e Paulo Nunes
Eu perdi um encontro delicioso com pessoas queridas, o motivo era pra lá de justificável, praia com os filhos e netos…
Eu tive a sorte e o prazer de ter estado já na Casa da Passarella no Dão, que tem o Paulo Nunes como enólogo chefe de maravilhas e que agora abre para o eno-turismo.
Na Casa da Passarella são produzidas três linhas de vinhos: Somontes, a linha de entrada, Casa da Passarella, que inclui os vinhos de autor, como os da coleção Fugitivo, e Villa Oliveira, o top da vinícola. Mas o Paulo apresentou novidades…
- Casa da Passarella Abanico Branco 2020 (R$ 269,00) – este vinho, que acaba de chegar ao Brasil, é um assemblage de Barcelo, Bical, Cerceal e Terrantez (uva rara muito conhecida pelos vinhos da ilha Madeira), além de outras uvas brancas de vinhas velhas. Um vinho encorpado, fresco e muito elegante. No mesmo contêiner, chegou também o Somontes Colheita Branco 2021 (R$ 122,00), um vinho delicioso, que está em seu melhor momento.
- Casa da Passarella O Fugitivo Pinot Noir 2019 – os vinhos da coleção “Fugitivo” são produzidos em edições limitadas e em safras especiais. Esta é a primeira safra de Pinot Noir, uma casta que é tradicional na Casa da Passarella (as vinhas datam de 1935).
- Villa Oliveira Vinha do Províncio 2019 – um “vinhas velhas” de vinhas muito velhas de um só vinhedo, que mescla castas variadas, neste caso inclui Encruzado, Uva Cão, Bical e Terrantez, entre outras. Com aromas de frutas brancas e notas minerais, é um branco que alia estrutura, muito frescor e elegância.
- Villa Oliveira Pai d’Aviz 2017 – este vinho faz parte de um projeto que Paulo Nunes criou com alguns viticultores antigos. As uvas são provenientes de vinhas centenárias e o vinho é feito da forma mais ancestral possível, com pisa a pé e fermentação em lagar de granito, entre outros procedimentos. O corte inclui as tintas Baga, Jaen, Tinta Amarela, Alvarelhão, Tinta Pinheira, Touriga Nacional e Tinta Carvalha, entre outras. Segundo Paulo Nunes, este vinho é a mais pura expressão do Dão.
A Casa da Passarella aos pés da Serra da Estrela
Os vinhos da Casa da Passarella são importados pela Prem1um Wines.