Dicas do Didú #21072022
Esta semana as dicas do Didú está um show, especialmente por que falo muito da Carmenère, uma casta com muita história, era a “Vidure” em Bordeaux… eu conto tudo isso e falo inclusive a respeito de um certo preconceito aqui no Brasil com essa casta e indico nada menos do que 8 grandes Carmenère com diversos níveis de qualidade e preço.
Falo também de dois belíssimos vinhos argentinos de um produtor centenário, um Chardonnay e um Cabernet Sauvignon, eu adoro os Cabernet Sauvignon argentinos, frescos e sedutores.
Indico dois grandes vinhos top, de um Chateau francês que produz maravilhas no Chile, qual você acha que é?… Indico também um vinho orgânico do Savoie. Você conhece os vinhos do Savoie? Conhece a AOC Savoie? Esse é da uva Mondeuse que dizem originou a Syrah… E também um biodinâmico feito em Ânforas com a casta Muscadet que é a mesma Melon de Bourgogne com 12º de álcool.
Tem também dois vinhos do Alentejo de uma propriedade de brasileiros. Um de Petit Verdot 100% coisa rara e um de assemblage do mesmo produtor, com as uvas Touriga Nacional e Alicante Bouschet. Você certamente vai gostar.
Selecionei um Branco da Península de Setúbal, com Fernão Pires e Arinto e, Chardonnay, de solos argilo-calcários, das encostas de Azeitão, da Península de Setúbal. Ele tem 13º e 5 meses de barrica e que está com desconto especial para você.
E para terminar duas dicas deliciosas, uma de vinho verde que eu adoro, este com assemblage de Alvarinho, Loureiro, Arinto e Trajadura, nós deveríamos curtir mais os vinhos dessa região, que são tão apropriados ao nosso clima e culinária. E no mesmo importador, uma pechincha de um orgânico argentino de Bonarda, Malbec e Sémillon!!!, dando um toque fresco e mineral ao conjunto que você vai adorar! Então lápis e papel na mão… Saúde!