Decanter 25 anos!!!! Auguri Adolar!!
Parece mentira como o tempo passa mais rápido na vida do que na minha cabeça… Será a idade? Outro dia a Decanter começava sua vida num escritório lindo na mesma Joaquim Floriano, lá no início, num predinho coberto de heras, para mim isso teria uns dez anos… hahahaha mas tem 25 anos!!!!
E eles foram muito elegantes e gentis em me enviar essa caixa linda com diversos mimos sensacionais, eu até gravei um vídeo que postei no Instagram, veja: LINK
Desejo Cent’Anni a Decanter e ao meu amigo Adolar Hermann e agradeço a gentileza do presente. A Alessandra Casolatto da CH2A me enviou diversas informações a respeito dessa comemoração e do posicionamento que a Decanter adotou para os próximos 25 anos, veja:
Aos 60 anos, após se aposentar como diretor de uma empresa têxtil, o catarinense Adolar Hermann decidiu transformar seu hobby em negócio e fundou aquela que se tornaria uma das mais bem-sucedidas importadoras do Brasil. Nascia, em Blumenau (SC), em 1997, a Importadora Decanter, que celebra 25 anos em 2022 de olho no futuro e anunciando seus próximos passos.
Considerada uma das responsáveis pela construção, fortalecimento e expansão da cultura do vinho no Brasil, a empresa é reconhecida por sua trajetória sólida, marcante e visionária. Após sua criação, rapidamente se destacou por sua oferta única e por se antecipar às tendências apresentando novos produtores, novas propostas de vinhos, de consumo, de venda e de comunicação em torno da bebida.
A Decanter foi pioneira na importação dos melhores produtores de brancos e tintos da Alemanha, dos ‘orange wines’ e de biodinâmicos de diversos países. Um portfólio formado por verdadeiras preciosidades, garimpadopessoalmente por Adolar Hermann e o filho Edson Hermann.
“Desde o início nosso propósito é surpreender os consumidores e o mercado com uma carta de vinhos cuidadosamente lapidada, que oferece a melhor relação preço-prazer”, define Adolar Hermann.
A dinâmica empresa segue mirando no futuro e adianta que a celebração dos 25 anos marca o início de uma nova trajetória. “Estamos desenvolvendo novas estratégias, um novo posicionamento e um plano de expansão agressivo no formato de lojas licenciadas, já nos preparando para seguirmos atuando fortemente nos nossos próximos 25 anos”, resume Heloisa Hermann Dallacorte, diretora de marketing da importadora.
O novo posicionamento se refere ao conceito de joalheria, que passará a protagonizar as campanhas e a comunicação da Decanter, cada vez mais comprometida em apresentar ao consumidor e ao mercado pérolas da produção mundial.
Um time de agências especializadas é responsável pelos novos passos da marca. A Key Jump, comandada por Arthur Bender, assina a consultoria estratégica do recente posicionamento da Decanter, cuja execução ficou por conta da Blue Mind. A campanha de marketing dos 25 anos do grupo será conduzida pela Repense e a assessoria de imprensa e PR é coordenada pela CH2A Comunicação, que mantém o relacionamento estreito da Decanter com a imprensa, KOLs e influenciadores de todo o país.
Um portfólio precioso
Comprometida em atender clientes e consumidores cada vez mais exigentes e curiosos, o portfólio da Decanter mantêm-se em constante evolução. Hoje, conta com cerca de 100 produtores de 13 países e mais de 50 regiões.
Entre eles estão nomes consagrados como a Luigi Bosca, atualmente uma das grandes referências do vinho argentino. A marca foi o primeiro produtor importado pela Decanter, em uma trajetória bem-sucedida que se confunde com a história da importadora.
“Naquela época, o vinho argentino de qualidade ainda não era reconhecido no Brasil e nossa aposta foi corajosa”, aponta Edson Hermann, que, juntamente com Adolar Hermann e Tiago Locatelli (eleito Melhor Sommelier do Brasil em 2019 pela ABS-SP), encabeça a equipe técnica responsável pela criteriosa seleção dos rótulos.
Após o início com a Luigi Bosca, outros produtores destacados – e hoje emblemáticos -, foram sendo somados ao portfólio da empresa: Villard, viña-boutique pioneira do Chile; Pio Cesare, verdadeira lenda do vinho italiano; Ferrari, eleito por quatro vezes “O Melhor Produtor de Espumantes do Ano” pelo The Champagne & Sparkling Wine World Championships; Gravner: o pai espiritual do vinho laranja, venerado em todo o mundo; Paul Mas, o produtor de maior sucesso no Languedoc-Roussillon; Feudo Maccari, estrela emergente da Sicília; Anselmo Mendes, o maestro da uva Alvarinho; Viñedos de Alcohuaz, que tem à frente Marcelo Retamal, o mais genial enólogo chileno; além de tantos outros vinhos, histórias e projetos que a marca traz ao Brasil.
Rede própria de distribuição
A Decanter também foi visionária ao apostar, antes da concorrência, em uma rede própria de distribuição, as Enotecas Decanter. Atualmente, são duas lojas próprias, em Blumenau (SC) e em São Paulo (SP), e outras 22 enotecas parceiras localizadas em diversos estados do Brasil (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pará e Distrito Federal).
Os espaços promovem eventos enogastronômicos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura do vinho em todo o país. Três unidades são estabelecimentos próprios — Blumenau, São Paulo e Florianópolis — e as demais consistem em parcerias de longa data.
O objetivo da Decanter é expandir essa rede para que mais apaixonados por vinhos em todo o país possam ter a oportunidade de provar as grandes joias do grupo e viver as experiências únicas que elas proporcionam.
A única importadora a produzir vinhos no Brasil
A paixão pelo vinho é tão séria que, em 2009, a Decanter comprou um vinhedo em Pinheiro Machado (Serra do Sudeste – RS), onde fundou a Vinícola Hermann, se tornando a única importadora a produzir vinhos no Brasil.
O enólogo português Anselmo Mendes foi o consultor inicial da vinícola, hoje comandada pelo talentoso enólogo Maike Rosa. O projeto deu origem a alguns dos vinhos e espumantes mais originais do Brasil: os espumantes Bossa e Lírica e os vinhos Matiz.