Daniel Panizzi assume a Presidência da UVIBRA
Fiquei feliz e entusiasmado com a eleição de Daniel Panizzi para a Presidência da UVIBRA para 2022/2023. A escolha, por unanimidade, também elegeu os empresários André Larentis (do Vale dos Vinhedos) e René Moura (da Campanha Gaúcha) como vices. O trio vai conduzir a entidade de classe que representa os produtores brasileiros de uvas e vinho.
Daniel Panizzi – Don Giovanni
Desejo sucesso em sua gestão e tenho esperanças de que consiga dentro da Nova Lei do Vinho, que os pequenos produtores, especialmente os produtores de uva, tenham um pouco de liberdade para produzirem seus vinhos com menos burocracia.
Neste momento, a Minuta do Projeto de Lei que pretende “atualizar” a Lei de Vinhos está sob analise do corpo técnico do MAPA. No atual PL em análise, não há absolutamente NADA que venha a ajudar os pequenos produtores. Eu fiz uma sugestão que não mereceu resposta alguma de ninguém, ao menos até agora, que com apenas um parágrafo resolveria a situação de TODOS os pequenos produtores:
Basta este parágrafo:
Vinho artesanal é o vinho de produção limitada a 30 mil litros ano, de uvas próprias ou não, com análise de laboratório certificado, atestando que o Vinho está apto ao consumo humano. O produtor artesanal poderá vender seu vinho para pessoas físicas ou jurídicas desde que emita nota fiscal do Simples, recolhendo 6% sobre o valor da venda.
Espero que o Daniel e seus dois vice-Presidentes escolhidos e eleitos com ele se debrucem nessa proposta em nome da justiça aos pequenos produtores. Eu continuo tendo esperanças. Sucesso.