Dicas do Didú #30062022
Esta semana trago duas dicas do Piemote, um Dolceto d’ Alba, que ao contrário do que muitos pensam, não é vinho adocicado não, os Dolceto, são vinhos secos de estrutura média e ótima acidez que convidam os antipasti italianos, e também um. Barbera dAasti, este pede a macarronada da Nonna…, ambos de um mesmo e renomado produtor
Trago um Cabernet Sauvignon de Aconcágua Chile de um reconhecido produtor e também um ótimo Chardonnay de Gualtalary, região privilegiada e que produz excelentes exemplares com essa casta. Trago um vinho da uva Aboriu, uma tinta do Loire, você já havia ouvido falar dela? Trago também, um Cabernet Franc do Loire, especialíssimo com grande frescor e tipicidade, muito elegante.
Trago ainda dois vinhos Australianos de classe de Margaret River, um branco de Semillon com Sauvignon Blanc e um tinto de Shiraz, tem também dois Malbecs especialíssimos, um para o dia-a-dia, com álcool baixo e bom preço e um outro suntuoso encorpado e elegante que merece um momento especial para aproveitá-lo. E trago ainda um vinho uruguaio com a casta Arinarnoa. Já ouviu falar? Trata-sede um cruzamento genético das castas Tannat e Cabernet Sauvigon. E para terminar um gostoso e estruturado Syrah do Chile e um Tempranillo da Rioja a bom preço.
Por tanto lápis e papel na mão e vamos anotar… Saúde!