Confraria dos Sommeliers desde 1999
Eu tenho um orgulho enorme da Confraria dos Sommeliers da qual sou um dos fundadores em 1999, lá no meu bar de vinhos que deu tudo errado, mas onde nasceu a Confraria dos sommeliers. Absolutamente independente, reunindo Sommeliers de São Paulo mensalmente em torno do vinho.
Ontem, depois de longo período de reclusão por conta da pandemia, o grupo voltou a se reunir, desta vez no Ráscal Itain e contou com presenças ilustres, como o Cesar França, fundador como eu, Ramatis, fundador como eu, André Cavalcanti, ex-Presidente, Tom, ex-Presidente a partir de hoje, Ney Freitas, Ricky, Mauro Torquato, eleito Presidente para o próximo período, José Luiz Giorgi Pagliari (Confrade Emérito), Lucas Garaldi e este que vos escreve.
Didú com Mauro Torquato
A noite foi deliciosa e com diversas novidades para os próximos encontros. Decidimos voltar com as palestras tema da degustação por exemplo. A próxima será sobre Cabernet Sauvignon com palestra minha. Essas palestras estarão sempre disponíveis na página da Confraria dos Sommeliers no FaceBook. Eles servirão como material de apoio para os Sommeliers que chegam ao mercado, para os garços, ou Cumis que sonham entrar para essa nobre profissão.
Decidimos também abolir as notas pois foi consenso de que notas estão fora de moda e em nada ajudam o profissional que deveria se ater mais ao perfil dos vinhos, seu estilo, tipicidade, capacidade de harmonização com os pratos do cardápio, etc., e não uma pontuação. Vamos focar mais na emoção, na qualidade e versatilidade dos vinhos avaliados e isso será feito em conjuntos escolhendo os 3 ou 4 ou até 5 melhores amostras. Será um grande serviço aos profissionais no conhecimento dos rótulos.
Olhando para trás me lembro de inúmeros fatos que me orgulham, desde a satisfação de profissionais em participarem da Confraria, como a contribuição de tantos que por ela passaram, alguns já falecidos, outros afastados, outros brilhando em suas funções, outros que se tornaram empresários do setor, com Restaurantes, Importadoras, etc..
Me lembro em especial um caso que contei ontem e que poucos sabiam e fui incentivado a relatar aqui, pois essas histórias vividas não podem morrer conôsco.
Estava em uma visita pela serra gaucha, resultado de um prêmio que o Ibravin ofereceu, como um dos patrocinadores do curso O Aprendiz de Sommelier e o ganhador teve o direito de fazer algumas visitas a produtores da Serra Gaucha.
Uma dessas visitas eu tive a companhia da querida Amiga Silvia Mascella Rosa, que sabe tudo de Serra Gaucha e mais um pouco… fomos visitar a vinícola Don Giovanni, que aliás é um lugar lindo, com hospedagem e restaurante super charmosos… o enólogo era o Luciano Vian na época. E a Silvia pergunta como foi que a Don Giovanni havia decidido investir em espumantes.
Então o Luciano começa a contar que uma certa ocasião a família proprietária estava um pouco em dúvida que caminho seguir, pois tinham vinhedos de americanas muito bom, tinham um ótimo Cabernet Franc, alguns outros tintos e alguns espumantes. E então aconteceu que alguém incluiu o espuante Don Giovanni Ouro numa degustação em São Paulo e o vinho sagrou-se campeão da degustação às cegas só com profissionais do setor. Disse que a matéria saiu na revista Gula e que o telefone não parou de tocar com pedidos do espumante. Eles nem tinham o suficiente para entregar e puseram “fogo na canjica” e decidiram investir nos espumantes e virou esse sucesso que é hoje.
Então a Silvia vira-se para ele e diz: “Pois agradeça esse cara aqui (me apontando), pois foi ele quem fez a degustação e. escreveu a matéria para a Gula… Eu me emocionei de verdade e fiquei muito orgulhoso.
Numa outra ocasião uma famosa importadora pediu ara que um profissional seu acompanhasse uma degustação nossa para atestar a idoneidade, ele veio, era amigo de vários confrades por ser um ilustre profissional e inclusive autor de livros e tal… sentou-se conosco, pontuou e suas notas para os vinhos de sua importadora foram inferiores às nossas… hahahahahaaa. inesquecível.
E é assim que a Confraria vem desde sempre, contribuindo para avaliar seriamente e sempre às cegas o que há no mercado, sempre com isencão e sempre buscando valorizar esse profissional que serve vinhos.
Sucesso Confraria dos Sommeliers. Continue assim. O tempo só vai comprovar o valor desse trabalho. Saúde!