Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair
Tenho grande admiração pelo casal Zoraida Lobato e Eduardo Viotti, eles foram pioneiros em revista de Vinho, com a Vinho Magazine, foram pioneiros em feiras de Vinhos como negócio, casa da Expovinis, que se chamava Viva Vinhos e depois foi vendida para Exponor, foram pioneiros em feiras de Vinhos voltada para vendas com a Wine Weekend e agora são pioneiros em agregar mesas de debates de temas cruciais do mercado com o Congresso e Palestras dentro da Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair que aconteceu semana passada e da qual tive o prazer de participar, voltada exclusivamente a negócios do chamado B2B. E acho que pioneiros também e fazer paralelamente ao evento físico, o evento híbrido, pois a feira aconteceu paralelamente também no formato online, apresentando número recorde de visitantes.
Vista da Feira, Celso Masson, Alvaro Galvão e Didú
Eu gravei a abertura do evento onde o Cabral fala dos números e o momento do varejo no consumo do Vinho. Veja:
O EVENTO EM NÚMEROS:
Expositores: 92
- Empresas representadas: 280
VINHO
- 42 expositores
- 30 importadores
- 1.050 rótulos
CACHAÇA
- 50 expositores
- 250 rótulos
- 8 Estados: RS, MG, GO, AL, PE, SP, PR e DF
EVENTO PRESENCIAL
- Mais de 6 mil visitantes
- Número de visitantes compradores: 5.630
- Formadores de opinião e Imprensa: 146
- Futuros profissionais (estudantes): 268
FEIRA ONLINE
- 3.640 visitantes
CONGRESSO E PALESTRAS
Simultaneamente aconteceu o CICAVI – Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho, que abordou temas como a implantação de políticas ESG nas empresas e os desafios para os novos cenários no setor de bebidas adultas.
Foram realizadas uma média de 18 palestras por dia – entre o CICAVI, SENAC, IBRAC e SEBRAE, com a presença de profissionais de destaque, brasileiros e estrangeiros, como a Drª Rachel Ouvinha, Diretora do Institut Georges Chappaz em Champagne, Alexsandra Machado, Presidente da Câmara Setorial da Cachaça, Professor Dr. Leonardo Cury, e Jairo Martins, da Câmara Setorial da Cachaça, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), do IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça.
A 5ª edição do São Paulo Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair contou com parceiros e apoiadores como o Ministério de Relações Internacionais, Secretaria de Desenvolvimento e Agricultura do Estado de São Paulo, SPVINHO, ABRASEL, IBRAC, SEBRAE e SENAC.
Os Top Ten de Vinho:
- Espumante Casa Geraldo Nature
- Espumante Casa Geraldo Brut
- Casa Geraldo Sauvignon Blanc 2020
- Tempos de Góes Sauvignon Blanc 2021
- Lilith Chardonnay 2020
- Mad Bird Malbec Reposado 2017
- Lilith Grand Reserva Cabernet Sauvignon 2018 Casa Geraldo Cabernet Sauvignon Reserva 2019
- Tempos de Góes Cabernet Franc Phillosofia 2019
- Gumercindo Góes Licoroso 2011