Dicas do Didú #12052022
Hoje é dia de Dicas do Didú!!! Lápis e papel na mão… você vai adorar o que selecionei essa semana pra você. Imagine que tem vinho biodinâmico argentino, tem vinho rosé de uva País, a casta que veio lá das canárias e se chamava Listán Prieto e foi a uva que começou tudo aqui nas Américas, virou País no Chile, Criolla na Argentina e até hoje há maravilhas artesanais com ela.
Tem vinho de Steen!!! Sabe que uva é essa? É a Chenin Blanc cultivada na África do Sul. Ainda há quem a chame de Steen,mas para efeitos comerciais os sul-africanos acabaram adotando o nome original da casta e hoje têm o maior volume cultivado de Chenin Blanc do Mundo!! De lá tem também uma indicação de Pinotage, a uva emblemática da África do Sul que é um cruzamento genético de Pinot Noir com Hermitage, que vem a ser a Cinsault.
Tem vinhos orgânico e tem vinho biodinâmico do sul da França de Syrah e Grenache e um varietal de Cabernet Franc do Loire!!! Sabe o que é isso?…
Tem um Chardonnay do Uruguay cujo enólogo além de ser de uma das famílias mais tradicionais daquele país extraordinário, é professor de enologia e com teses sobre leveduras!
Tem vinho tinto espanhol de Toro, tem vinho branco untuoso do Alentejo, tem vinho biodinâmico da Costière de Nimes… vinho elegante, classudo e a um preço que você nem imagina, tem vinho orgânico do Chile que é delicioso e baratinho, tem vinho toscano no sistema de Ripasso! Sabia que existe isso na Toscana? Pois é… fiquei sabendo e não sabia também não. Chama-se “Governo” por tanto quando você vir escrito “Governo” em um rótulo de vinho da Toscana, saiba que se trata de sistema “Ripasso” típico lá na Valpolicella.
Mas não acabou não… hahahaha ainda tem um espanhol da casta Godello, conhece? E olhe, de produtor renomadíssimo, um cara especializado em descobrir terroirs e castas autóctones na Espanha e ainda por cima é adepto da biodinâmica… e para terminar um Touriga com Baga de um grande Amigo que também gosta de gravatas borboletas… já deu pra adivinhar né?… Aproveite! Saúde!