Demian o Sensato, hoje é seu dia.
Demian o Sensato
Gosto de chamar meus filhos por suas principais características, a meu ver, claro. Demian é meu segundo filho e é o “Sensato”. Adoro o nome Demian e esse nome deveria ter sido do meu primeiro filho, o “Viking”, o mais velho, mas acontece que o Gibran (o Viking), era o primeiro neto, do lado do meu Pqai o 1º com o sobrenome Russo, e do lado do meu sogro e grande Amigo Gabriel, o primeiro neto e que não levaria o nome Hagge (seu sobrenome) adiante.
O Gabriel Hagge foi um dos meus melhores Amigos na vida. Grande sujeito e lamentei que as ironias de Deus fizeram com que nascêssemos em épocas diferentes. E o Gabriel alguns anos antes, havia perdido seu único filho homem, também meu Amigo, o Jorge. Então, Nazira e eu resolvemos homenagear o velho com seu nome, pois Gabriel era Gibran e se tornou Gabriel ao imigrar para o Brasil, criança de 6 anos… Assim Demian ficou pra depois e é o nome do Sensato…
Explicações dadas, quero dizer que esse cara é super especial. Imaginem, que menino, sempre com seus sentimentos reclusos, a Nazira descobre em suas caisas da escola um convite de uma festinha de uma amiga que ele não nos falara. Então fui conversar com ele… morávamos na Rua Atlântica aqui em São Paulo, uma rua linda e que tinha um jardim na entrada e um portãozinho baixo e uma bancada que cobria o registro de gás e de água. Eu trabalhava na Editora Abril e dava duro lá. Trabalhava com amor e dedicação de segunda a sexta e meu único horário com a família do qual nunca abri mão eram os almoços. Fazia questão de buscar os meninos na escola e ir almoçar com eles praticamente todos os dias da semana. Fim de semana era todo da famiglia…
Bem, sentamos Demian e eu nessa bancada e tivemos o seguinte diálogo:
– Demian meu filho, você tinha uma festinha da Renatinha e não falou nada para nós… por que filhão? Você não gosta dela?
– Gosto papai.
– Então, por que você não nos falou? Nós compraríamos um presentinho, você iria se divertir com seus amigos. Sabe Demian… se você não convive com seus amigos, eles não vão conviver com você, se você não vai nas festinhas deles eles também não virão na sua… a vida é a convivência com os outros. É legal, você não acha?
– Então meu filho, então por que você não nos falou da festinha?
– É que se eu fosse na festinha eu iria perder um dia de estar com você…
PUTZ… eu caí no choro e nos abraçamos e me emocionei e comecei a prestar atenção nisso… esse é o Demian.
Bem, o cara tinha uma habilidade em dirigir que deixava todo mundo boquiaberto, eu reformei um buguinho do Gibran (o Viking), para ele, coloquei uns stickers de rally que eu tinha e ele adorou e saia dirigindo pela rua Atlântica e Ibsen da Costa Manso e fazia peripécias de craque, poderia ter ido para esse caminho… até hoje adora dirigir e bem…
Ele usava sempre um boné branco da Duck Feet, adorava. Um certo dia a escolinha Soma, onde eles estudaram e que foi derrubada para construírem um prédio, resolveu fazer uma foto da classe e lentão a diretora falou para o Demian tirar o boné… Mas por que perguntou o Demian, e a diretora respondeu: ora Demian, para aparecer direito seu rosto, se não ninguém vai lhe reconhecer… e ele não teve dúvidas e devolveu: Mas professora, se eu tirar o boné aí é que ninguém vai me reconhecer…. hahahahha saiu de boné na foto.
Tornou-se um quase artista, tenho diversos desenhos dele em casa e ele combinava cores como ninguém, era difícil para trabalhar, um artista de verdade. Acordava tarde, dormia tarde, ficava com as cores e tal… até que na FAAP ele cai pelos encantos da minha norinha Clarinha, Mãe do Benjamin e Mia e a Clarinha colocou o Demian na linha… montaram sua agência juntos e depois se associaram a outra amiga e o Demian, colocou de lado seu talento artístico para atender as necessidades do novo negócio que exigia dele algo maior ainda que a arte. A Sensatez.
Sempre comento que cada filho tem uma coisa especial para você usufruir e que vem de você e que é legal curtir. O Demian é exatamente a sensatez. Qualquer assunto de negócio, de relações, coisas práticas, é com ele mesmo, Assimele virou o Sensato.
Hoje é seu aniversário, 44 anos. Um cara realizado mas muito ainda por fazer, sua agência TUTU é um sucesso e ele virou um workaholic (ainda se fala isso?…), o fato é que ele é. Assim nos vemos menos do que queria, mas respeito. Focado, centrado, bravo, autoritário, competente. Quando fomos para a praia na pandemia, ele resolveu que eu deveria fazer o curso de vinhos no esquema do Erico Rocha, com base na neuro-linguística aplicada na web. Nossa, quase nos pegamos de tapa… Eu gravava os vídeos do meu jeito e ele queria mudar pois havia palavras que deveriam ser usadas, havia timings que deveriam ser usados, havia uma série de etapas que eu chamo de enrolação, mas que parece que são fundamentais para esse tipo de trabalho… eu radical e teimoso como ele não concordava e foi um fuzuê… Para vocês terem uma idéia gravei mais de cem vídeos um dois meses e ele acabou perdendo dinheiro… hahahahhahaaaa mas tentamos. Foda-se o Erico Rocha, mantivemos nossa inquebrável solidadriedade.
A generosidade do Sensato é oura coisa admirável, admirável, quando a Mãe ficou doente ele não teve dúvida, pegou uma viagem que eu teria mesmo que fazer para o Simplesmente Vinho em Portugal e transformou em uma viagem inesquecível, para Portugal e França, vinte dias maravilhosos com passagens e hospedagens de 1ª classe… nunca paguei nada a ele por isso e a Mãe se deslumbrou… ano seguinte sem a Mãe ele repete a dose com Itália e o Ramatis (o Nobre), na viagem… Madonna Mia di Sapri. Essas coisas simplesmente não têm preço e eu valorizo MUITO.
Hoje em dia nos nossos encontros mezzo ubriaco de fim de semana, que ele sempre traz um bom habano… sempre que exagero um pouco, ele fica emocionado e feliz quando expresso meus sentimentos, que não cabem dentro de mim, especialmente com as músicas italianas e a companhia deles. E quando me refiro a sua generosidade ele me diz que qualquer um dos Quatro Homens Justos (Eles e eu, como brincadeira…), teriam feito o mesmo… Grosso Rispetto. Parabéns Demian, o Sensato e Generoso. Filho querido. Cent’Anni!!!