Noite de Opus One
Foi uma delícia o jantar de ontem no Pobre Juan do Shopping Cidade Jardim (que lugar mais bonito não?…) em torno de Laurent Delassus, o simpático vice-presidente da famosa Opus One.
Ciro Lilla, Laurent Delassus e Didú
Para começar a recepção foi com a deliciosa Bollinger, me lembrou o saudoso Amigo Salomão Schwartzman, já que a vida é uma viagem, vamos de 1a classe… hahahahaaaa
Tivemos a companhia do Otavio Lilla, que agora está presente com o Ciro em todos os eventos e que para mim é uma satisfação muito grande e para o pai um orgulho. Gosto da postura do Otavio, sempre discreto, atento e com muito traquejo e competência. Tivemos também nesse petit comité as presenças dos colegas da imprensa do vinho como Eduardo Milan, Luciana Lancellotti, Luiz Gastão Bolonhez, Mario Telles Jr. e Suzana Barelli. A Claudinha Mota e a Laura Wortmann são de uma competência rara e tudo funcionou perfeitamente.
Laurent Delassus e uma das preciosidades
O jantar estava excepcional (exceto pela acústica que não me permitiu gravar diversos momentos que gostaria), com um cardápio que incluiu Wagyu Kobe BMS 10 levemente selado e com molho oriental e purê de wasabi que estava de comer ajoelhado. Já havíamos nos deliciados com jamon e com croquetas de ossobuco que estavam excepcionais também… Depois tivemos ainda o Bife Pobre Juan, um bife ancho delicioso e macio e ainda as Costeletas de Cordeiro da Terra do Fogo acompanhadas por farofa de Pistache que estava uma manteiga. Finalizamos com um pudim delicioso que muitos conhecem como “abacaxi a Dr. Mauro Sbano…” (In Memorian)
As tres estrelas da noite – Foto do Otavio Lilla
As estrelas da noite eram essas maravilhas registradas pelo Otavio Lilla que para quem não sabe é um talentosíssimo fotógrafo. Eram as safras 2010, 2014 e 2017.
Concordei com o Ciro que os tres vinhos eram muito similares distanciados apenas pelas safras, embora o 2010 tivesse um pouquinho de nada a mais de Cabernet Sauvignon. Minhas preferências recaíram exatamente na ordem inversa das idades, sempre gosto mais da evolução, dos taninos polimerizados e embora já com 11 anos o 2010 certamente irá bem mais longe. Se tivesse uma caixa dele certamente não abriria nenhuma garrafa nos próximos cinco anos, depois então sim, uma por ano e anotando… Acorda Didú. Acorda…
Perguntei ao Laurent sobre a idade ideal de evolução de um Opus One e ele sentenciou 10 anos. Aliás, aqui vale um alerta, esses vinhos ícones, que todos querem e deveriam poder degustar ao menos uma vez na vida, precisam invariavelmente de evolução. Secondo me abrir um vinho desses jovem só se justifica em verticais técnicas profissionais, pois eles não tiveram tempo de se mostrar, de evoluir, são vinhos com muita potência e que precisam evoluir. É uma criança linda cheia de beleza e potencial mas irriquieta que derruba uma taça rara de cristal… De tempo a esses vinhos e então a compra terá valido a pena.
Os vinhos na Mistral estão na faixa dos 5/6 mil reaias e ainda há umas poucas garrafas do 2010 a R$ 7.779,81, me informou o Ciro.
Perguntei ao Laurente sobre algum vinho branco, se eles não pretendiam ter um Opus One white… ele disse que eventualmente num futuro isso poderia acontecer com uma pequena quantidade, mas contou, e eu não sabia, que eles têm também em pequena quantidade um segundo vinho, o Overtura By Opus One, que parece que a Mistral trará também.
Laurent, contou que 40 % de suas vendas são nos Estados Unidos e que o Japão é seu principal mercado externo, seguido pela China. Contou também que Opus One é o vinho americano que mais exporta porcentualmente.
Tive o privilégio de me sentar ao lado do Ciro e pudemos conversar bastante. Poucos sabem, por sua postura discreta, mas o Ciro tem um dos melhores humores que conheço, com inteligência e ironia… gosto disso e sempre nos divertimos. Como somos mais ou menos contemporâneos ele tem dois anos a mais que eu e nossa festa já está lá pelas 2;30 da manhã, os assuntos não faltam, sobre o vinho, as diversidades, o futuro, os prazeres, os lugares, as comidas, o potencial desse mercado etc., foi muito agradável. Depois consegui que o Laurente se sentasse comigo e o Ciro e gravei um pequeno vídeo com ele… Grazie amigos. Sucesso e Saúde!