Brandaboutwine – Chile 4º dia
Bem, chegava o nosso penúltimo dia de viagem pelo Chile e desta vez incorporou-se ao nosso grupo a Patricia Duane, sócia da Nelida Gamblin. A Patricia foi quem nos recebeu no aeroporto no início dessa viagem deliciosa embora corrida, quando conheci também sua encantadora filinha a Carmen.
Nosso dia contemplava Casablanca, o Valle inaugurado para vinhos pelo Pablo Morandé, um ícone da vitivinicultura do Chile. Nosso programa incluía a biodinâmica Odfjell, a Viña Emiliana que é o maior vinhedo orgânico do Mundo e com parcelas biodinâmicas, Viña RE e de volta a Santiago um encontro com o MOVI.
Não era pouco. A Nelida ficou ao telefone tentando encaixar a nossa visita a Emiliana, mas sem sucesso. Foi uma pena, pois eu queria muito conhecer esse projeto. Depois recebi em casa uma coleção da Emiliana, que agradeço e que curtirei com calma e prometo comentar. Grazie. Desencontros acontecem…
Francisca Velasquez
Bem, chegamos a bonita Odfjell, eu conheci o Laurence Odfjell em um agradável jantar em companhia do Beto Duarte, do Mauricio Tagliari a convite do Deco Rossi. Que grupo heim?… hahahahaaaa e desde então passei a admirar ainda mais o trabalho e dedicação desse empresário no mundo do vinho.
A enóloga Francisca Velasquez é um doce de menina, entusiasmada e convicta do que está fazendo, fiquei bastante feliz em conhece-la bem como o Arnaud o enólogo que está há anos na Odfjell e que tem excelente sintonia, respeito e carinho pela Francisca. Adorei os vinhos que degustei lá, especialmente o Odfjell Capitulo blanco um assemblage de Chardonnay com Sauvignon Blanc, de diversos tipos de fermentação, em barrica, em inox, etc. Ficou simplesmente magnífico.
Branco delicioso com Chardonnay e Sauvignon Blanc
Saimos de Odfjell em direção a Viña RE. O Ramatis (o Nobre), meu filho aficionado por vinhos naturais, já havia me falado de um branco dele que havia sobrevivido o terremoto de 2010 e que havia produzido uma flor e que era estupendo… Ele tinha razão, o talento excepcional do Pablo Morandé filho, conseguiu produzir um dos melhores vinhos chilenos que já tive o prazer de provar, falo do Revelado… um Pinot Noir fermentado em branco, de fermentação espontânea e em tinajas… pode imaginar o vinho?
Pablo Morandé (filho) mega talento
Mas a visita trazia inúmeras surpresas para nós, pois o talentoso enólogo, está fazendo um vinagre tipo balsâmico que já tem dez anos e ainda tem tempo pela frente, de um potencial absurdo, ao menos nos aromas que pude sentir, fazendo tudo como manda o figurino, com os “caratelo” e com uma “madre” importada.
Ele também prepara umas infusões de frutas locais e sazonais que se transformam em finos e curiosos licores. Um espetáculo seu trabalho, mas o melhor estava por vir dentro de sua cave… Foi certamente um dos pontos mais altos de nossa viagem.
Neste primeiro vídeo tem os registros de Odfjell e de RE, veja.
Partimos de volta a Santiago pois teríamos nosso encontro com o M.O.V.I. Meu carinho por esse grupo é imenso. Me sinto parte deles por afinidade a sua rebeldia e sentido de liberdade, além de ser amigo de alguns deles. Eu sempre digo que o Brasil deveria ter um MOVI, mas lamentavelmente não é do temperamento brasileiro… o que lamento muitíssimo, pois os pequenos e médios produtores poderiam se fortalecer, economizar e conquistar coisas importantes que a UVIBRA- CONSEVITIS jamais fará por eles. Mas isso não é problema meu… eles que se mexam.
Alguns destaques do MOVI
O vídeo ficou enorme e tive que dividi-lo, e como se não bastasse houve um complô do IMovie que não me permitia incluir tudo o que queria de jeito nenhum… para vocês terem uma idéia passei depois dias trabalhando nessa edição sem sucesso na exportação. Foram mais de 9 tentativas, até que depois de “restartar” por três vezes o computador, acabei cedendo sua intransigência e diminuindo o vídeo. Sorry, mas tem bastante coisa bem legal para você ver…
Jean-Charles Villard no MOVI
Voltamos ao hotel tarde da noite e nossa garrafa de Revelado que havia sobrado da degustação e generosa e gentilmente oferecida pelo Pablo para nós teve que aguardar mais um pouco para ser devidamente apreciada, afinal tínhamos pouco tempo para dormir e ainda o último dia que começaria cedo com exame de PCR… mas isso é conversa para o próximo post… Saúde!