Ricasoli na Via Vini
Mesa de trabalho do Didú…
Participei com prazer de uma live da Via Vini com Francesco Ricasoli, o 32º Barone Ricasoli. Francesco é um artista, um fotógrafo de altíssima qualidade e que voltou a assumir os negócios milenares da família, depois de um pequeno período em que o Castelo di Brolio esteve em mãos de terceiros.
Nessa live, com a presença dos irmãos Fabio e André Maculan, donos da Via Vini, fiquei sabendo de várias novidades, por exemplo que eles são importadores exclusivos de toda linha Ricasoli para o Brasil e com preços bastante razoáveis, pois eles têm um modelo de negócio muito enxuto de venda direta ao consumidor final.
Outra novidade foi saber dos estudos de terroir dos principais crus que Ricasoli tem feito. E também dos dois clones de Sangiovese Brolio, específicos de sua propriedade e que são reconhecidos pela Disciplinari del Chianti e ainda o uso das próprias leveduras na vinificação desses crus de Sangiovese que são bastante distintos.
Me refiro aos vinhos: Ceniprimo Chianti Classico Gran Selezione, o Colledila Chianti Classico Gran Selezione e o Roncicone Chianti Classico Gran Selezione. Além deles foram degustados o branco de Chardonnay Torricella Ricasoli, o Chianti Classico Castello di Brolio Gran Selezione Ricasoli e o Merlot Casalferro Ricasoli.
Franceso Ricasoli o Barone Ricasoli
A live durou quase duas horas mas eu editei alguns trechos num total de pouco mais de vinte minutos, onde Francesco fala da história de sua família, da propriedade, hoje com 1200 hectares perto de Siena sendo 120 de vinhedos, que secondo lei é o maior vinhedo individual do Chianti, e a descrição dos tres crus dos quais ele comentou bastante. Tratei de retirar as intervenções da tradutora, pois é bastante compreenseível a fala do Francesco. Aproveite.
O trabalho que o Francesco vem fazendo é admirável e colocou de volta o nome da família onde ela merece. Parabéns e Grazie pela oportunidade. Salute!!