Domaine Weinbach, um fragmento líquido da eternidade…
Eddy Faller, Philippe de Nicolay Rothschild e Didú
Foi um enorme prazer para mim ontem ter estado entre os convidados do elegante jantar em torno dos vinhos do Domaine Weinbach e com as presenças de Eddy Leiber Faller, proprietário do Domaine e de Monsieur Philippe de Nicolay Rothschild, seu importador no Brasil pela EDEGA.
O Domaine Weinbach fica aos pés da majestosa colina Schlossberg, em um cenário de videiras e rosas, e foi construído em 1612 pelos monges capuchinhos. Vendida como propriedade nacional durante a Revolução Francesa, a propriedade foi adquirida em 1898 pelos irmãos Faller, avós de Eddy.
Desde os anos 2000 o Domaine Weinbach é biodinâmico assim como vários outros produtores na Alsace.
Tive a sorte de ter estado lá em 2016 numa inesquecível viagem com outros colegas jornalistas do mundo do vinho. Veja AQUI.
Naquela ocasião visitando o Domaine, fomos recebidos pela Mãe de Eddy, a elegante sra. Catherine Faller. Para vocês terem uma idéia da elegância e profissionalismo dela, sua irmã havia falecido poucos dias antes, mas ela nos recebeu, mostrou o Domaine e promoveu uma degustação de cerca de dez vinhos, inclusive, alguns com idade.
Ao final ela perguntou a cada um: qual vinho você gostou mais?… e nos presenteou com os vinhos que mais havíamos gostado. Inacreditável. Inesquecível. Minha escolha foi um Riesling Schlossberg Grand Cru L’Inédit 2011 já devidamente degustado e que hoje integra minha coleção de “Candelabro Ubriaco”…
O L’inédit como Candelabro Ubriaco
Naquela ocasião a sra. Catherine nos serviu também seu precioso Gewürztraminer Sélection de Grains Nobles 2012 (uvas botrytisadas), elegantérrimo e com uma extraordinária acidez. Não pude deixar de lembrar e contar ao Eddy as palavras de sua Mãe ao descreve-lo: “…um fragmento líquido da eternidade…” Inesquecível.
Fragmento líquido da eternidade…
O Eddy trouxe em sua mala duas preciosidades, uma Magnum do Riesling Grand Cru Schlossberg 2007 para compararmos com o 2018 servido também na degustação. Impressionante. A outra garrafa foi a do Pinto Noir deles que está simplesmente estupendo, com frescor, corpo e elegância. Eu pude gravar bons momentos desse momento de privilégio para dividir com vocês. Vejam.
Agradeço a Edega, ao Domaine Weinbach e aos amigos da EDEGA por essa oportunidade. Saúde!