Brandaboutwine – Chile 3º Dia.
Em uma manhã deliciosa e tendo dormido nos elegantes aposentos da Casa Donoso, não poderia imaginar as surpresas que teríamos…
Nosso destino era a Valdivieso do famoso vinho Caballo Loco, o vinho que está em sua 19ª edição e vem misturando suas safras (já são 26!), desde a primeira edição! Nós fomos recebidos pelo Brett Jackson, um neo-zelandes simpaticíssimo, que está no Chile a quase 30 anos e ainda fala com sotaque.
Brett Jackson
O Brett estava emocionado, pois nós éramos a primeira visita pós pandemia, se é que podemos dizer pós-pandemia… e logo nos levou para a adega onde já tinha programado uma longa e diversificada prova de barricas, de ânforas, de estilos de vinhos, de experimentos, tudo, isso sem contar os 15 vinhos que havia separado na sala de degustações da Valdivieso!!!…
Vou dizer que não esperava essa recepção nem muito menos a quantidade e diversidade de experimentos do Brett. Grazie amigos e parabéns.
A Nelida nos puxando para cumprirmos horários, pois a Brandaboutwine tem a fama da pontualidade, mas também não poderíamos e nem queríamos deixar para trás a oportunidade dessas experiências…
Didú e o enólogoPatricio Celedón
Chegamos um tanto atrasados na Viu Manent, mas a gentileza e carinho do Enólogo Patricio Celedón e do Rodrigo Plass do Marketing, foi grande e nos deixou à vontade. Partimos para uma degustação comentada que você pode acompanhar no vídeo. Fiquei particularmente encantado com o Cinsault Trini Trials de vinhas centenárias do Valle de Itata e de fermentação espontânea que vocês sabem que gosto demais…
Seguimos para o restaurante da Viu Manent que fica atravessando a pequena estradinha vicinal onde estão e ao lado de um pequeno vinhedo com vinhas de diversas castas como forma de informar ao consumidor visitante. Me lembro que não havia em 2013 quando lá estive, esse gostoso e elegante restaurante La Rayuela. Classudo, aconchegante e de um refinamento que não se espera. Antes porém iríamos dar uma volta nos vinhedos que ficam em frente, levados por uma charrete puxada a cavalos… Foi muito agradável. Mas lembram-se que estávamos atrasados… então, lamentavelmente nosso almoço foi corrido, compartilhando diversos pratos excepcionais e os vinhos da degustação.
La Rayuela
Uma informação interessante foi saber do Rodrigo Plass, que o sr. Viu, era engarrafador de vinhos e esse vinhedo que hoje é a sede da Viu Manent era o melhor vinhedo de Malbec e ele acabou comprando. A sra. Dele, era Manent e então ele fundou a vinícola Viu Manent…
Confesso que minha vontade era ter ficado lá, acender um belo charuto e ficar naquela paisagem, com aquela brisa tão gostosa. Mas tínhamos Nelida… e Nelida nos puxou novamente e fomos em direção a Viña San Pedro.
Viña San Pedro
O Gabriel Mustakis, enólogo da Viña San Pedro, é uma simpatia e nos recebeu com grande alegria e também nos surpreendeu com seus experimentos, ânforas de todo tipo, Esferas “Galileu”,Ânforas de mármore, grandes fouldres, botes grandes, etc., e muitos testes com diversas castas… um verdadeiro parque de diversões.
Gabriel Mustakis
Que surpresa mais agradável e que confirma o que disse em posts anteriores sobre o Chile e como eles são antenados com o que se passa no Mundo. O Gabriel nos falou do terroir, de Cachapoal, do posicionamento de San Pedro, sua evolução o perfil dos vinhos, nos mostrou calicatas e seu entusiasmo me encantou.
Fiquei feliz em saber que Cabo de Hornos está voltando ao seu posicionamento de outrora, falo de 1998 quando tinha um perfil mais europeu. Depois o vinho rumou ao gosto do mercado “parkerizado” do final dos anos 90 e início dos 2 mil… Agora estão retornando ao perfil mais elegante.
O lugar é de uma beleza exuberante e degustar alí é realmente um grande privilégio… Saúde!! Curtam as imagens do vídeo.