Tres perguntas para Nicolas Joly
Nicolas Joly
De vez em quando eu chateio meu Amigo Nicolás Joly com questões da biodinâmica. Neste fim de ano, cumprimentando-o pelas festas aproveitei e mandei tres:
Didú: Qual foi a situação em que você mais se convenceu sobre a biodinâmica?
Nicolas: Para mim o tratamento BD não tem um resultado espetacular de uma so’ tacada. Bd écomo criar um espaço que Você preenche ao longo dos anos para melhorar a conecção entre o sistema solar (sem o qual o planeta Terra seria um corpo morto) com o lugar onde Você pratica o BD a fundo. Portanto os resultados estão aumentando cada ano em termos de paladar verdadeiro, resistência a problemas, comportamento da seiva na adega etc. É como adicionar cordas a instrumentos musicais para que os sons fiquem mais profundos ou como melhorar a acústica de uma sala. Como a conexão do planeta Terra com o sistema solar estão permanentemente enfraquecidas pelos milhares de novos satélites, antenas , etc. as regras normais da vida para o vinho na adega estão mudando e as necessidades das pessoas precisam desde alguns anos a mais e maior controle e ajuda dos enólogos. O efeito positivo é que os produtores de vinho tem o que chamamos bom vinho para vender mas esses vinhos são tecnológicos e não criam emoção verdadeira. E estes vinhos refletem cada vez menos seu terroir e finalmente destroem o conceito profundo de um AOC.
Didú: Para um vigneron que pretende se tornar biodinâmico, o que você sugere que ele estude?
Nicolas: O que estudar é a verdadeira questão. Todos os ensinamentos dos últimos 50 anos é baseado no fato de a vida na Terra é pura mecânica!! A própria vida antes de atingir o nível terreno nunca é considerada. E é nesse campo que a BD leva todas as suas forças . BD é somente um processo de conexão dessas forças da vida. Como números de celulares que conectam Você a diferentes partes do mundo! Onde conseguir esses entendimentos não é fácil. Isto é o motivo que escrevi há 20 anos atrás “Vinhos do Ceu para Terra” ( e 2 outros livros). Mas eu refiz aquele livro 3 vezes em francês não em outros idiomas. Eu poderia lhe mandar 1 copia se Você quiser. Finalmente alguém tem que desenvolver passo a passo um tipo de sentido para o qual cada lugar necessita. Muitos pequenos fatores são importantes, como a presença de animais domésticos, diversidade de plantas para combater a terrível monocultura que implica na produção de vinho ou além disso para as preparações das diferentes plantas de chás. Escapando do 50l se for para secar. BD não é uma receita é um processo de vida. Tendo certeza que você seleciona a raiz certa para as parreiras (rupestre por exemplo). Mantendo parreiras muito velhas mesmo que o rendimento seja baixo (aqui entre 12 e 20 hectolitros por hectare) etc., etc. De acordo com o que sei não existe muitas investigações destas condições secretas para expressar totalmente a BD etc., etc. Em outras palavras é melhor decidir consagrar sua vida para ser um produtor de vinho porque você recebe um tipo de chamada do berço (que precisa dessa devoção dos seres humanos) mais para fazer porque é um bom investimento!
Didú: Qual é a sua defesa final da biodinâmica para os incrédulos?
Nicolas: A primeira qualidade do ser humano é sua liberdade. Portanto todos tem uma escolha nas decisões que tomam. Mas como disse o ensinamento do materialismo (ligado a interesses econômicos secretos) tem separado muitas pessoas da minha geração daquele fabuloso sistema que somos antes do nascimento e depois da morte. Todos os ensinamentos do R. Steiner são ligados também ao entendimento da complexidade daquele sistema. E esse entendimento permite escapar, todos os produtos (químicos etc) ou essas decisões que finalmente direta ou indiretamente destroem as forças vitais. O resultado final é que doenças em potencial estão em toda parte. Menos vida significa mais doenças (com um enorme mercado de assistência) Mas a principal sentença do Claude Bernard para o qual Pasteur disse no fim da sua vida era a verdade que o “vírus são nada importante no solo em que se desenvolve”. Isso é muito real.
Se houver duvidas me informe Nicolas