Os consumidores de Vinho no Brasil estão crescendo?
Meu Amigo Rodrigo Lanari da Winext, me enviou duas informações que achei bastante relevantes. Como se sabe no Brasil não se sabe absolutamente nada com certeza em relação a números de vinho.
Sabe-se por exemplo o volume de vinho que foi importado legalmente, pois esse dado é público no Ministério da Fazenda. Porém isso não é venda, é o que foi importado. Os vinhos nacionais dá-se algo parecido, sabe-se bem a respeito do que foi produzido, já o que foi vendido é nebuloso, pois há venda a granel, venda a distribuidores e não necessariamente a venda ao consumidor.
Os números que seriam os mais confiáveis, os digitais, fiscais, infelizmente o governo não divulga por critérios de “sigilo”. eu discordo, pois os totais por praça poderiam facilmente ser divulgados e contribuiria muito, mas governo… o que esperar dele não?
Dessa forma vai se tateando a respeito de números de consumo. Estou aguardando os números atualizados de 2021 para publicar.
Bem, a Winext faz regularmente um levantamento via web com uma pergunta simples: “Você consumiu vinho no último mês?”
Veja que interessante. Mesmo eu discordando dessa coisa de faixa etária, até por que tenho 70 anos e estou fora desse critério…, mas o fato é que o critério foi o mesmo usado em quatro anos seguidos, o que resulta permitir uma comparação de resultados. O crescimento é extraordinário. fico feliz.
Vale lembrar ainda que vinho é vinho e por tanto o de mesa está nessa resposta. O outro fato relevante é o crescimento na participação feminina nesse consumo, que se aproxima do perfil da população. Veja:
Obviamente não se pode fazer projeções de volume do consumo, pois a pergunta não aprofunda nesse sentido. A pessoa pode ter tomado uma taça ou um porre que está dentro da resposta. Aos poucos vai…