Cavista o site do Manuel Luz
Bem aquela coisa de que não escrevo sobre parafusos, mas escreve sobre vinhos… que almoço delicioso tive com o Manuel Luz, um cara culto, bem humorado e que hoje tem sua importadora e seu site de vendas on-line.
Já comentei aqui que existem inúmeros modelos de negócio de venda de vinhos, e desde a pandemia, o impulso da venda on-line foi enorme. O Manuel Luz está nesse segmento, com vinhos de diversas origens, alguns importados por ele mesmo, onde, claro consegue melhores margens.
Comprar vinho a bom preço exige algum conhecimento, saber o que você gosta, saber da idoneidade do importador, ter uma mínima noção do produtor do vinho em questão, saber que o preço de um vinho importado por aqui traz embutido no preço a correção do câmbio e uma multiplicação de 4, 5 ou 6 vezes, para cobrir uma montanha de tributos, taxas, burocracia, etc.,etc.
O modelo do Manuel é super enxuto, estoque, plataforma, divulgação e muito pouco funcionário. ele por exemplo não tem custos como o que teve nesse almoço comigo, coisa comum em outros modelos de negócio. Você abre vinhos, oferece almoços ou jantares, imprime catálogos, etc., isso é custo. A Cavista não tem esse ítem de custo normalmente.
Com tudo isso ainda há um outro fator importante, o importador nesse momento está procurando ganhar boas margens, o que chamam de ROI (ROI vem da abreviação em inglês do termo “Return Over Investment”, que pode ser traduzido para “Retorno Sobre Investimento”.), ou ele está procurando ser conhecido, ganhar mercado, o que chamam de Share of Mind (lembrança de marca) e Share of Market (participação de mercado).
Quando o importador está procurando ganhar imagem e participação de mercado, ele vende com margens menores. Trata-se de um momento em que ele está investindo para construir a imagem de que na Cavista há bons vinhos, de qualidade e a bons preços. E é isso que está acontecendo nesse momento.
Dito isso, assista ao vídeo e anote os vinhos, são todos, sem exceção, muito bons e a ótimos preços. Saúde!