Laura Catena, o que você sabe a respeito?
Novidade no mercado, La Posta Rosé de Laura Catena.
A origem do nome dessa linha especial de vinhos é interessante. Sempre digo: Quer vender um vinho? Conte uma história… Pois em Mendoza, integrantes de famílias imigrantes da Itália se encontravam com frequência no restaurante La Posta del Viñatero – a taverna do vinhateiro – para conversar sobre uma paixão em comum: o vinho.
Dos frequentes encontros de Laura Catena com estas famílias nasceu La Posta, uma vinícola muito especial que elabora vinhos artesanais e modernos, de baixos rendimentos, com uvas de vinhedos muito antigos plantados nas melhores localizações de Mendoza.
Os vinhos de La Posta preservam a história e expressam o terroir das terras de cada uma dessas famílias de imigrantes, que fazem parte da história de Mendoza e da Argentina. Os vinhos estão entre os melhores “Best Buys” da América do Sul, com rótulos que garantem a perpetuidade do nome de cada uma dessas famílias, desenhados com influência artística da Art Nouveau e Art Déco dos anos de 1920 e 1930.
Para comandar a produção dos vinhos de La Posta, ao lado de Laura e dos representantes das diversas famílias, está o talentoso enólogo Luis Reginato. Há 20 anos Luis faz parte da “família” Catena, sendo também o responsável pela viticultura de grande parte dos vinhedos de Catena Zapata nas regiões de altitude elevada e, junto com Laura, é o responsável por selecionar cada vinha de onde as uvas são colhidas para a produção dos vinhos de La Posta.
Luis Reginato e Laura Catena.
A Laura é um exemplo de empenho no trabalho que seu pai construiu. Sempre sorridente e dedicada tem feito muito pelo vinho argentino, mas poucos conhecem a trajetória dela.
Sobre Laura Catena:
Quando deixou a Argentina aos 14 anos de idade, Laura Catena nunca sonhou que se tornaria a maior embaixadora do vinho argentino. Desde muito jovem, sua vontade de ajudar pessoas carentes fez Laura se apaixonar pela medicina e percorrer o mundo realizando seu sonho.
Formada em Harvard e PhD em medicina pela universidade de Stanford, Laura Catena começou a dividir seu tempo nas salas de Emergência dos hospitais com o mundo do vinho em 1995, atendendo a um chamado de seu pai, o lendário Nicolás Catena, para assumir o cargo de Diretora de Pesquisa na vinícola Catena Zapata. Imediatamente a ciência da pesquisa virou paixão e Laura percebeu que poderia ajudar seu país e seu povo a prosperar através do vinho, retornando à Mendoza em 1997.
Nicolás Catena, seu pai, estava mostrando ao mundo o potencial do terroir argentino e da casta Malbec para originar alguns dos melhores vinhos do planeta. Mudando completamente o modo de cultivo e produção local, Nicolás Catena passou a produzir em Mendoza vinhos realmente grandiosos com as uvas Cabernet Sauvignon, Malbec e Chardonnay, impressionando enófilos do mundo todo e aumentando cada vez mais a paixão de Laura Catena pelos vinhos da Argentina.
No ano 2000, Laura uniu-se a alguns pequenos produtores de uvas e surgiu então sua segunda vinícola, La Posta. Com a vinícola, Laura ajudou cada família a expressar as qualidades de suas terras para originar belíssimos vinhos.
Casada com o também médico Daniel McDermott com quem tem três filhos – Luca, Dante e Nicola Elena, Laura divide seu tempo entre os Estados Unidos e a Argentina. Laura é médica de emergência de um hospital em São Francisco (EUA), diretora geral da vinícola Catena Zapata e proprietária e enóloga da vinícola Luca, em Mendoza (Argentina). Laura Catena também fundou um instituto de pesquisas pioneiro em Mendoza, o Catena Wine Institute, que tem tido um papel fundamental no desenvolvimento da viticultura na Argentina. Multitalentosa, Laura recentemente lançou um novo livro, Oro en los Viñedos, que traz histórias ilustradas de famílias tradicionais no mundo do vinho.