Il TANO o Tannat da Agostina De Lucca
Eu estava salivando de vontade de provar este Tannat Natural do De Lucca. Tano é o apelido do Reinaldo De Lucca e remete um pouco à teimosia. Aliás esse traço do meu Amigo De Lucca é uma das coisas que mais gosto nele.
Mas esse vinho, desde o início eu tinha certeza de que era mão da Agostina que está a todo vapor na bodega do Reinaldo. Fico feliz. Outro dia estive na PREM1UM WINES para provar diversos vinhos e gravei alguma coisa com o Orlando como este video aqui…
Agostina e Reinaldo De Lucca
Depois que gravei, ele acabou telefonando ao De Lucca e nos falamos ao telefone. Bem, o vinho é de vinhedo orgânico, aliás os vinhedos do De Lucca há anos são praticamente biodinâmicos, mas ele detesta rótulos e gosta de fazer as coisas ao seu modo. Ele confirmou o que eu imaginava, um projeto total de Agostina. Me contou que deu um trabalho enorme em todo o processo.
O vinho foi de fermentação espontânea, ou seja, além de usar apenas suas próprias leveduras, usou as leveduras do ambiente também. Isso é fundamental e diga-se a bodega do De Lucca é uma perfeita bodega borgonhesa.
Ela não usou parte de engaços, foi apenas as uvas e =também não teve maceração carbônica e nem semi-carbônica.
Eu adorei a novidade por inúmeros motivos:
1 O Uruguay está acordando para o Mundo e seus movimentos.
2 Os filhos dos bodegueros estão se saindo muito bem.
3 Vinho sincero, autêntico, puro, inimitável.
4 Agostina tem talento e colocou sua convicção dentro da garrafa. Show
5 Mostra aquela incomparável elegância do rústico bem feito.
Este tannat é como você conhecer um cara encorpado e rústico em uma festa. ele lhe estende as mãos e elas são fortes e machucadas do trabalho, estão limpas, mas são do batente. A camisa dele está limpa, mas não é uma camisa de grife, seu terno talvez um tanto fora da atualidade, mas está de acordo com o ambiente. Ele é certamente o cara mais confiável entre todos, aquele não não vai te deixar na mão e aquele que toda mulher sonharia ter ao seu lado. Parabéns!!!