Vinho NATURAL e o Modismo.
Há anos atrás quando eu escrevia na extinta Revista RSVP da Caras, a grande moda no vinho era se falar dos tipos de barricas usadas no afinamento dos vinhos, os tipos de tostado, o tempo de afinamento dos vinhos nessas barricas, etc., e tal.
Naquela ocasião eu disse: “Terroir”, prepare-se para ouvir falar muito disso.
Não deu outra, saiu a moda de falar de barricas e começou a se falar desse termo, que se tornou o termo queridinho do mercado, aliás até hoje. Assim, produtores, comerciantes de vinho, jornalisatas de vinho, todos enaltecem o “terroir” do vinho em questão. Não há um produtor se quer, dos vinhos mais comerciais aos mais especiais que não incluam em seu linguajar que “o nosso objetivo é que o vinho expresse o seu terroir…” Se você se interessa por esse tema acho que vai gostar de ler Isto.
Muito bem, agora é o termo ” Natural” que já está se ouvindo e se ouvirá muito mais. Os produtores começam a incluir em seu discurso que seu vinho é feito da forma mais Natural possível, que seu vinho é natural, etc., e até em rótulos já aparece essa palavra mágica… Devo dizer o seguinte:
Assim caro leitor e Amigo, prepare-se para o tema “Natural” e se quiser realmente saber desse assunto sugiro ler este artigo AQUI, onde você tem acesso a muita informação e nada menos que outros oito links a respeito.