Os Gregos da PREM1UM Wines
Meu Amigo Orlando Rodrigues e seu filho Augusto Rodrigues, da PREM1UM Wines, uma das boas importadoras com bom portfólio e margens justas, me envia um e-mail contando de seus vinhos gregos.
A Grécia como se sabe tem longa tradição em vinhos e algumas peculiaridades que qualquer apreciador de vinhos gosta de saber, uma é que ainda hoje eles mantêm a tradição dos vinhos Retsina, hoje uma DO, que são vinhos que usam adição de resina de pinheiro. Antigamente se lançava mão de todo tipo de adições, até água do mar, como forma de conservar o vinho, estamos falando de uma época pré-Pasteur que foi quem descobriu que era o oxigênio que matava o vinho por oxidação…
Vinho que poucos gostam mas que vale conhecer, eu particularmente gosto no verão como aperitivo para acompanhar peixes em escabeche.
Mas os vinhos que o Orlando está trazendo não são Retsina não… mas que contemplam a outra curiosidade dos vinhos gregos. É que em Santonini, em fuinção dos fortes ventos que eles enfrentam, se costuma moldar a videira em caracol (a videira é uma trepadeira e seu caule pode facilmente ser moldado) fazendo com que ela se torne uma espécie de ninho, protegendo os cachos que ficam para o lado de dentro, protegendo assim desses ventos, veja a foto que interessante. Lá eles chamam esse sistema de “kouloura”.
Sistema kouloura
No e-mail que conta da chegada dos vinhos dos vinhos da Estate Argyros, que possui mais de 120 hectares de vinhedos, com vinhas pré-phylloxera, algumas delas com mais de 200 anos de idade (em média, as vinhas têm mais de 70 anos), onde é adotada a agricultura orgânica, o Orlando conte que: “Quando pela primeira vez fui a Santorini, 13 anos atrás, me encantei com os vinhos da uva Assyrtiko feitos pela Estate Argyros, com plantas de até 200 anos. Na época, a Argyros era uma pequena vinícola e a Premium ainda não tinha porte para a aventura de trazer vinhos gregos. Voltei lá em 2019 e achei que já era hora. Os vinhos não são baratos, mas são com certeza dos melhores vinhos da Grécia. Creio que vale a pena o investimento em uma garrafa dessas preciosidades.”
Os vinhos vão de R$ 350,00 a R$ 1021,00, eu ainda não experimentei, mas confio plenamente no critério de seleção de produtores desse Amigo. Saúde!