Wines of Chile on the Road
Como digo sempre, ainda bem que escrevo sobre vinhos
e não sobre parafusos…
Essa coleção de vinhos recebi da Wines of Chile para participar das Master Classes que acontecerão virtualmente hoje e amanhã.
O Chile no mundo do vinho sempre esteve na dianteira na América do Sul. Que me desculpem os queridos amigos produtores brasileiros, argentinos e uruguaios, mas vejam, o Chile foi o primeiro país aqui na América a produzir um espumante o Validivieso em 1879.
Foi o primeiro a conquistar definitivamente o gosto do brasileiro com o Cousiño Macul na década de 70.
Foi o primeiro a fazer desafios às cegas (Desafio de Berlin), elevando consideravelmente os preços dos ícones chilenos que se equiparavam aos Grand Cru de Bordeaux, hoje um Viñedo Chadwick custa R$ 5 mil!
Foi pioneiro nas Calicatas, com o Pedro Parra que perfurou o Chile de norte a sul, para conhecer exatamente seu terroir.
Foi pioneiro em valorizar seu vinho de origem, os Pipeños, com as sarandas, o uso do rauli, a uva pais, valorização que começou com Louis Antoine Luyt e se seguiu depois com Patrício Tapia em seu guia Descorchados.
Pioneiro com um Guia de Vinhos de prestígio, o Descorchados que hoje engloba além de Chile, Argentina, Brasil e Uruguay.
Foi pioneiro em criar o MOVI Movimento dos Vinhateiros Independentes (2009) que conseguiu uma cadeira na Camara Federal do Vinho para defender seus interesses, lição que o Brasil deveria ter aprendido.
Foi pioneiro em criar o VIGNO vingadores de Carignan (2011), que se tornou uma autêntica D.O. e que se expande agora para outras regiões com outras castas.
Foram pioneiros em permitir que seus enólogos fizessem na própria vinícola seus projetos pessoais de vinho (Tara de Felipe Toso na Ventisquero), como forma de valorizá-los e segurá-los.
Pioneiros na busca de novas fronteiras e terroirs, com Itata a 400 km ao sul de Santiago, vale de Osorno, na Patagônia chilena a 900 km de Santiago. Agora na Ilha de Páscoa! Selecionaram 300 amostras de vinhedos selvagens encontrados no interior do vulcão Rano Kau.
É o país da América do sul com maior número de produtores biodinâmicos, como Antiyal, Emiliana, Rukumila, Odfjel, Caliboro, Casa Lapostolle, Matetic, Tipaume, Seña, Neyen Ritual, etc.
Pioneiro em enoturismo. Teve em 1996 o primeiro circuito turístico do vinho criado por 12 vinícolas de Colchagua. Hoje perto de Santiago se visita Concha y Toro, Santa Rita, Santa Carolina, Cousiño Macul. Com excelente estrutura.
Então não é à-toa sua liderança por aqui… assim como também o Wines of Chile é pioneiro em promover os vinhos de seu país.
Hoje e amanhã acontece o Wines of Chile on the Road que você também poderá acompanhar pelo winesofchileontheroad.com para conferir a programação e assistir ao vivo!
Às 14h30 terá início a primeira seção da Feira Virtual, apresentando os Vinhos para Consumidores Exploradores e os Tintos Clássicos do Chile. Eu participo mais tarde das Master Classes. Grazie Chile! Chi Chi Chi!! Le Le Le !!! Chile!!!
Parabéns ao Chile.