De Lucca Tano Tannat Natural
Acabo de receber e-mail da PREM1UM Wines do meu Amigo Orlando Rodrigues, contando da chegada de uma novidade do Reinaldo De Lucca, um Tannat Natural.
O De Lucca é um querido Amigo, um doidão super competente, estudou em Montpelier, fala francês melhor que os franceses e todo enólogo uruguayo que se preze respeita o De Lucca, pelo simples fato de que ele sabe tudo e fala tudo o que acha. Adoro o De Lucca não desfazendo de tantos outros enólogos tão queridos amigos meus lá do Uruguay. Seu apelido é “Il Tano” que remete um pouco à teimosia…
Acontece que ele agora tem a filha Agostina (nome de um vinho dele de Pinot Nero Finca Agostina), que é enóloga, durona e que manda pra caramba, é autoritária como ele… eu me divirto e ele me disse que ela anda mandando nele…. e eu aposto o que vocês quiserem que esse vinho saiu da insistência dela. Digo isso pois cansei de discutir com o De Lucca a respeito de leveduras, de controles de vinificação, etc., eu com minha insistência em dna do local e não interferência e a Agostina sempre mostrou essa inclinação mais liberta também.
O De Lucca tem uma quantidade de compostagem atrás de sua bodega que vale mais que seus vinhedos, quase ninguém viu, ele é praticamente um biodinâmico mas não gosta de rótulos e quer ter controle. Basta uma visita lá para ver. Um talento fenomenal, seu cabernet é o mais “bordeaux” das Américas secondo me, seu Rio Colorado tem uma classe rara na América do Sul, seu Marsanne (compre e deixe evoluir uns cinco anos) é de babar e seu antigo Sauvignon Blanc que tinha uma parcela botrytisada junto está na minha memória entre os grandes vinhos que provei na vida.
Eu ainda não provei essa novidade, mas já estou salivando… vai lá e compre o seu pois eu duvido que vá se decepcionar. Abaixo o e-mail do Orlando:
“Acaba de chegar ao Brasil o De Lucca Tano Tannat Natural 2020 (R$ 183,00), produzido em Canelones, no Uruguai, por Reinaldo De Lucca. Como o nome sugere, sua produção ocorreu de forma natural, sem intervenções e sem passagem por madeira.
O resultado é um vinho de grande caráter, que reflete a Tannat em sua máxima expressão. Com aromas de frutas vermelhas e um toque floral, apresenta um leve ataque doce, com taninos macios, mas potentes, que denotam a grande estrutura do vinho, com um final longo e agradável.
O Tano Tannat Natural vem se juntar ao excelente portfólio da Bodega De Lucca, que inclui o De Lucca Reserva Marsanne 2019, um branco surpreendente, outros Tannats, além do De Lucca Merlot Reserva 2019 e o De Lucca Río Colorado (safras 2008 e 2018), o top da vinícola.”