A lamentável e condenável postura da Via Varejo
Vejam o momento que vivemos. Depois do reboliço que foi a divulgação de que o Extra estava vendendo vinhos contrabandeados, a consequente explicação de que o Extra não era o Extra que imaginávamos, de responsabilidade do Pão de Açúcar e por tanto do Cassino francês, explicação recebida pelo meu Amigo Carlos Cabral que não tem absolutamente nada a ver com isso, eu encaminhei a minha indagação a Via Varejo.
A Via Varejo via srta. Mariane Corazza me explica o seguinte:
Posicionamento Via:
A Via faz uma avaliação criteriosa de todos os parceiros que entram e permanecem em nossa plataforma de marketplace (Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br), o que inclui monitoria realizada pelo nosso Time de Políticas, Regras e Compliance. Além disso, a área jurídica da empresa acompanha todo e qualquer acionamento das detentoras de marcas e/ou exclusividade para evitar irregularidades e está sempre aberta a esse tipo de parceria, pois entende a importância da marca e da execução do trabalho sério.
A Via reforça que segue investindo muito em tecnologia de forma a minimizar cada vez mais eventuais problemas e expurgar os maus vendedores e os produtos indevidos da plataforma.
No caso dos vinhos da Catena, no dia 20 de agosto, a equipe da Via solicitou ao vendedor responsável pelo produto, a documentação comprobatória sobre a procedência do produto em questão, no prazo de 48 horas úteis. Preventivamente, a loja e os anúncios dos produtos foram inabilitados até que sejam apresentados os documentos solicitados.
Acontece que no momento em que recebi esta resposta, depois de ter cobrado mais de uma vez, resolvo conferir na internet uma busca sobre Catena Bonarda, vinho que a Mistral, importadora oficial vende a R$ 568,00. Pois o que eu encontro? Vinhos contrabandeados a rodo:Mercado Livre, Americanas e… Extra!!!! Ora ora senhores. O Extra da Via Varejo com sua explicação mentirosa dada acima… que vergonha. Eu fiz questão de dar um print mostrando data e hora no canto superior direito: 26 de ago. 10;16
Ou seja vivemos num faroeste e dane-se, não é isso? O Extra da Via Varejo fala o que não faz, fica por isso mesmo, denigre a imagem do Pão de Açúcar que cometeu esse amadorismo de deixar ir embora uma marca intimamente ligada a ele, quando questionada a Via Varejo dá uma explicação toda elaborada, fala em “complience” e é tudo conversa pra boi dormir (ainda se fala isso?). Os Marketplaces não podem se tornar a Terra de Ninguém.
Só tenho a lamentar e a recomendar: