Bouzeron, não é para quem pode é para quem sabe…
Pensou Borgonha, pensou em Chardnonnay, mas uma pequena porção desse território especial se especializou na produção da coadjuvante Aligoté.
Bouzeron, que é uma vila na Côte Chalonnaise, e tida como “o paraíso da Aligoté” acabou atraindo uma das figuras mais célebres do mundo do vinho: Aubert de Villaine, co-proprietário do Domaine de la Romanée-Conti.
Neste recanto da Borgonha, ele e a mulher Pamela fundaram o Domaine A&P Villaine, um projeto ousado, dedicado a recuperar o prestígio desta casta tipicamente borgonhesa.
O produtor cultiva videiras de Aligoté nas encostas privilegiadas das colinas, talhando um branco singular, que dá prazer logo nos primeiros anos mas também pode ser guardado por décadas. Eu que adoro vinhos evoluídos fico feliz em saber que na Mistral você encontra diversas safras dessa preciosidade.
O Bouzeron Aligoté é perfumado, delicado, cheio de fruta e com mineralidade vibrante, notas discretas de baunilha no nariz, flor de camomila e uma textura aveludada, longo e sedutor. Adorei. Aqueles vinhos que não é para quem pode, mas para quem sabe…