A live do Alentejo Sustentável.
Na semana passada participei de um Zoom a respeito do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo que teve a apresentação e coordenação do João Barroso idealizador do projeto que vem fazendo enorme sucesso e ganhando reconhecimentos que merecem a nossa atenção, afinal preservar o nosso Planeta é fundamental para a nossa sobrevivência, é tudo que temos…
A live teve teve a participação dos enólogos Luís Duarte (Herdade dos Grous), Luís Patrão (Herdade de Coelheiros) e Helena Manuel (Herdade dos Lagos), além do meu Amigo Domingos Meirelles, da Exponor e meu colega fundador da Pró-Vinho, e a assessora de imprensa Alessandra Casolato e diversos jornalistas.
O programa do PSVA começou em 2015 com 94 membros, e hoje já conta com 446 integrantes, praticamente a metade da área de vinhedos da região!
Importante saber que o programa tem adesão voluntária e gratuita, mas para obter o selo do PSVA é preciso atender cerca de 86% dos critérios de avaliação dos cerca de 180 itens.
O projeto está focado em: redução substancial do uso de pesticidas com uso de produtos naturais nos vinhedos, construção de casinhas para morcegos, preservação de aves de rapina, redução do consumo de energia, com incentivo do uso de energia fotovoltaica, economia de água, com redução do diâmetro das mangueiras, etc.
Os dois vinhos que foram enviados para os jornalistas eram excepcionais.
O Herdade dos Coelheiros, propriedade ímpar, biodinâmica e de brasileiros, que tem como enólogo responsável meu Amigo Luis Patrão, também dos deliciosos vinhos Vadio, na Bairrada e que é casado com uma brasileira e nunca falta ao Simplesmente… Vinho, de Arinto e Antão Vaz o vinho estava delicioso e você pode comprá-lo na Mistral.
O Herdade dos Grous do enólogo Luís Duarte da herdade dos Grous, importado pela Épice, estava também sensacional, tinto de Aragonez, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Syrah. Intenso, corpulento mas com frescor. Infelizmente não havia vinhos da Herdade dos Lagos.
Cumprimento a iniciativa desse projeto e desejo ainda muito sucesso mais. O Planeta agradece. Saúde!