Siesta en el Tahuantinsuyu
Sempre me chamou atenção os vinhos de Ernesto Catena, ele é irmão de Laura e Adriana Catena e passou sua infância nos vinhedos da região de Mendoza, entre os viticultores e especialistas locais da tradicional vinícola Catena Zapata.
Conviveu com inúmeras culturas ao redor do mundo, apaixonou-se pelos vinhos orgânicos e biodinâmicos e atualmente vive na Argentina gerenciando Tikal.
Gosto demais de seus vinhos como o Animal,Cabernet Sauvignon que mostra raça e classe ao mesmo tempo, sendo um vinho puro.
Agora provei o Siesta en el Tahuantinsuyu, 90% Malbec com 10% de Cabernet Sauvignon provenientes de altos vinhedos da província de Mendoza, localizados 68% no distrito de Agrelo (comuna de Luján de Cuyo) e 32% no distrito de La Consulta (comuna de San Carlos).
Após a fermentação malolática, o vinho afina em barricas de carvalho francês, sendo 25% novas. Que elegância, complexidade e frescor. Vinho classudo e carnudo. Gostei demais e confirma a postura de Ernesto em seu trabalho discreto mas consistente.
Estive com ele no último Encontro Mistral, em 2019, antes da pandemia e ele me mostrou entusiasmado o tour virtual que produziu sobre sua bodega, na foto estou viajando nas imagens… sensacional.
Gosto da postura dele e de seus vinhos também. Experimente o Siesta que custa por volta dos R$ 300,00 na Mistral e vale muito a pena conhecer. Saúde!