Portugal continua investindo forte no Brasil
Não há outra maneira de incrementar venda de vinhos num país como o nosso que não seja o binômio: Aumentar base de consumidores e aumentar frequência de consumo de quem já consome vinho.
Para isso também não conheço outro caminho que não seja o tripé:
Comunicação + Promoção + Degustação
Portugal mostra saber bem disso, pois continua investindo forte no mercado brasileiro dentro desses preceitos, tanto que hoje fez sua coletiva de imprensa organizada pela CH2A e com a competente presença do meu Amigo Carlos Cabral para anunciar o Festival Vinhos de Portugal no Brasil é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.
O evento que acontecerá entre 29 de outubro e 7 de novembro tem a participação também do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Eles anunciam números importantes de crescimento aos quais sempre tenho um pé atrás, aliás, num momento de per capita com faixas etárias, que até a OIV tem usado, nada me parece sensato no mundo dos números de venda e consumo de vinho, mas de qualquer forma eles mostraram bom crescimento inclusive de crescimento do Brasil na importação de vinhos DOP e IGP que passou a superar inclusive o mercado americano.
Segundo Cabral, Portugal foi o único país a mostrar crescimento em volume e em valores em 202o. O Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão adiantou que este ano aproximadamente 3.000 lojas espalhadas por todo o Brasil devem participar do Festival. Serão vinhos de 9 das principais regiões vinícolas de Portugal e mais de 250 tipos de uvas.
As lojas participantes inclusive vão receber gratuitamente materiais para decoração do ponto de venda e sinalização de seus espaços dedicados aos vinhos portugueses no período do evento.
As equipes das lojas, empórios e supermercados terão um treinamento em vinhos de Portugal ministrado pelo Carlos Cabral, que soma 40 anos de trabalho no mundo do vinho e mais de 23 anos atuando em uma grande rede de varejo.
Ou seja, vai vender ainda mais… Parabéns.