Heresias e Sinceridade.
Este post quase “ubriaco” seria mais apropriado para minha página pessoal, onde é comum o Didú abrir o coração com as memórias e suas histórias, mas acho que é didático e então vai aqui mesmo… Sugiro que você acesse este link para ouvir a música enquanto lê… https://youtu.be/mI86_DveJ7U é a Maria Martini e o Roberto Murolo cantando O Marenarielo… muito antigo?… Sorry. Não leia e não ouça então.
Eu ganhei uma caixa de vinhos de meu Amigo Saul Bianco da Leone di Venezia, vinícola de altitude de Santa Catarina que produz maravilhas de vinhos com castas italianas, o que “secondo me”, deveria ser mais comum do que é com tanto oriundi aqui fazendo vinhos… mas vá lá, este é outro assunto… o fato é que abri um Montepulciano dele, delicioso, guloso, intenso. Ficou meia garrafa… deixei na mesa da copa.
Meu filho Demian “o sensato” veio aqui ontem e fizemos um “Sugo Russo” molho de macarrão da família, que é um tipo de ragú que leva carne bovina (músculo), carne de porco e carne de frango e cozinha por horas no molho de tomates com os temperos até tudo se desfazer. Ficou espetacular, até por que tem forte lembrança afetiva em todos nós por conta de um sonho que realizamos e que deu tudo errado, assunto para outro post.
Na falta de um Chianti, abri para acompanhar esse prato, “Spagheti al Sugo Russo”, o delicioso Refosco dal Pedunculo Rosso do produtor Colutta que ganhei de meu Amigo Orlando Rodrigues da Prem1um Wines.
Acontece que em casa bebemos bem e abri um espumante e um branco antes do Spaghetti e a turma não me acompanhou… resultado, hoje, havia sobrado além daquela meia garrafa do Montepulciano do Leone di Venezia, 1/3 de garrafa do Refosco dal Pedunculo Rosso do Colutta… resultado?… algo que nenhum Sommelier confessará mas que TODOS fizeram em algum momento de suas vidas… hahahahhahaa um assemblage pessoal, normalmente em momentos difíceis mesmo, nos vinhos em taça dos restaurantes. Sabe o que aconteceu? Ficou excepcional!!!! O refosco trouxe um frescor ao montepulciano que foi fenomenal…
Então hoje, para completar a heresia, eu cozinhei um resto de Spaghetini Garofalo que havia sobrado, terminei de cozinha-lo no molho (sobra também…), e juntei o restinho de spaghetti de ontem na mesma frigideira… e para dramatizar ainda mais, percebi que não havia mais nenhum pedaço de parmiggiano… hahahahahah então foi com farelos do pão italiano mesmo e o assemblage “de araque” do Didú…. e querem saber? Fiquei feliz. Estava delicioso tudo acompanhado das minhas memórias… Show!! E La Nave Và… Salute!!