Herdade da Comporta na Lusitano Import
Ontem eu matei as saudades dos bons tempos em que tinham degustações presenciais e todos conversavam e confraternizavam em torno de bons vinhos e boa comida, sempre com a presença de algum produtor… Muita saudade de verdade.
Pois meu Amigo Renato Frascino, um dos pioneiros do Mundo do Vinho, me convidou para um almoço no delicioso Bacalhau Vinho & Cia com a presença do Miguel Palma da Herdade da Comporta e do Fernando Rodrigues da Lusitano Import.
Didú com Don Jerez
Como o meu Amigo Professor José Luiz Giorgi Pagliari (o Don Jerez) também estaria presente, eu topei ir com a condição de respeitarmos o distanciamento e uso de máscara, claro… O Don Jerez me ofereceu o estacionamento de seu prédio onde meu Civiv aliás viveu um tempo… lá fomos Ramatis e eu.
Os vinhos são da Peninsula de Setúbal, região que o brasileiro conhece quase que apenas pelos famosos Moscatéis de Setúbla, esplêndidos aliás, mas acontece que a região que resiste ao incrível assédio da especulação imobiliária, produz vinhos tranquilos também e excelentes, apresentando um perfil mais fresco e salino por conta de seu terroir.
Aliás foi o que se pode provar nos vinhos degustados, especialmente no alvarinho, mais untuoso que os alvarinhos da região dos Vinhos Verdes, mas com igual frescor e exuberância. este da Herdade da Comporta foi meu vinho predileto por conta de sua sinceridade, afinal a fermentação espontânea comas próprias leveduras indígenas garantem isso. Gosto demais disso e o vinho estava extraordinário e evoluiu muito bem na taça durante o almoço.
A apresentação do Miguel foi excelente, com vídeos da Herdade da Compoirta, falando da região e explicando o produtor que prodiuz cerca de 300 mil litros de vinho ao ano e exporta hoje para 23 países.
O desfile de comidas foi maravilhoso, com os antepastos portugueses onde não faltou o tremoço, seguido pelos bolinhos de bacalhau, o creme de cogumelos, o bacalhau da foto (estrela do almoço) e o arroz de pato.
Renato Frascino e Didú
As harmonizações perfeitas foram feitas pelo traquejado e competente sommelier Eduardo Canabá que hoje trabalha para a Lusitano e o Renato Frascino que organizou tudo com maestria.
Os vinhos que seguiram o Alvarinho (meu predileto) foram o rosé de Aragonez de cor delicadíssima casca de cebola provençal e bastante estruturado, acompanhou à perfeição o creme de cogumelos, talvez a mais feliz harmonização.
O bacalhau (melhor prato secondo me), foi harmonizado com o Herdade da Comporta de Alicante Bouschet, Castelão e Aragonez. e estava muito bom. Seguiu-se o Arroz de Pato, que estava maravilhoso (nossa comi demais…), com o delicioso Herdade da Compirta Private Selection, em estilo mais moderno, mas exuberante e sedutor, vinho guloso das castas Alicante Bouschet, Castelão e Touriga Nacional.
Os vinhos variam de preço ao consumidor entre R$ 119,00 a R$ 220,00 como sugestão da Importadora que se mantém a duras penas sem vender diretamente a consumidores, prestigiando seus clientes lojistas e restaurantes.
Agradeço o convite e cumprimento os responsáveis pelo evento, vinho, comida e organização. Tudo absolutamente impecável. aproveito para me desculpar com o Miguel, muito simpático e educado, pela quantidade de histórias que contei no encontro… era a saudade. Saúde!!