Cordeiro e Tannat, uma harmonização uruguaya.
Hoje se comemora o Festival do Cordeiro & Tannat que no Uruguay coincide com a Festa de San Juan. Várias vinícolas têm programação com fogueiras, cordeiro e muito tannat.
Eu recebi do Uruguay Wines, dois belos “Carré” de Cordeiro e duas garrafas de dois ótimos produtores, o Carlos Montes da Montes Toscanini e o Batovi Tannat T1 dos Carrau de Cerro Chapéu.
Eu preparei o prato com umas batatas ao forno, fiz um molho com produtos da horta e claro, ficou estupendo, veja no vídeo…
Receita:
Carré: Passar sal e pimenta do reino e um fio de azeite no Carré e leva-lo ao forno a 180º por cerca de 20 minutos, depois subir o calor ao máximo por cinco a dez minutos para dourar e está pronto.
Molho: Picar bem miudinho as ervas: Salsinha, Hortelã, Alecrim e colocar numa cumbuca pequena. Acrescentar sal, azeite, raspas da casca do limão siciliano e parte de seu sumo. Mexer bem e reservar, esse molho irá em cima do Carré como finalização.
Batatas: Lave as batatas, corte de comprido em 4 pedaços, ferva por cinco ou dez minutos até estarem cozidas e leve ao forno salpicada de sal grosso moído, sálvia e azeite e deixe dourar.
A respeito da harmonização:
É interessante essa harmonização e eu diversas vezes conversei isso lá com meus amigos bodegeros uruguayos. As harmonizações regionais, escola a se respeitar pois tem sabedoria ancestral, muitas vezes nos desconcertam.
Vejam esse caso do cordeiro. Se você respeitar a cultura do Uruguay o cordeiro será com Tannat mas se você respeitar a cultura bordalesa com o Gigot d’Agneau, a harmonização será com Merlot.
A explicação encontrei durante o ótimo evento Avinate! onde o produtor Manuel Filgueira, da Los Nadies Bodega Almacén, muito culto e autêntico como convém a um bom uruguayo, contou que na origem desse hábito havia um tipo muito rústico de cordeiro, com uma gordura quase rançosa de tão intensa e que por tanto o tannat ficava bem… o tempo passou, o cordeiro agora é o delicado “Cara Mora” e o Tannat continua sendo um Tannat. Mas é a tradição do país.
Certamente se levarmos em conta que a carne do cordeiro que tem doçura e é gelatinosa, a escolha dos franceses parece melhor, mas em respeito ao habito do meus Amigos uruguayos, vamos de Cordeiro & Tannat neste San Juan… Arriba Uruguay!!