Um Arinto com 29 anos de idade.
Eu divido com meu amigo o Professor José Luis Giorgi Pagliari, o “Don Jerez” a paixão por vinhos evoluídos, especialmente os brancos.
Eles trocam o frescor da acidez, que é longamente compensado com a suntuosidade da diversidade de complexidade aromática.
Ontem foi um dia em que me regozijei com essa garrafa da Quinta da Poço do Lobo Arinto, de 1992!!! Essa quinta é da região de Beira mas pertence a Caves São João, que inclusive neste momento está com promoção em seu importador com 25% de desconto!
Eu ganhei esta preciosidade do meu generoso Amigo Sommelier e Confrade na Confraria dos Sommeliers, Ney Freitas que hoje trabalha no Restaurante Cantaloup. Sabendo que gosto desses brancos evoluídos, trouxe na mala esta garrafa de presente de uma viajem que fez à região dos Vinhos Verdes, junto com o traquejado Sommelier Jonas da Vinheria Percussi e o Ramatis.
Isso foi no ano passado e eu deixei a garrafa descansar na adega. Ontem foi o dia, preparamos umas beringelas grelhadas e marinadas em limão e alho com um fio de azeite e uns quiabos tostadinhos.
O vinho estava tão delicioso com toques canforados, com leite de amêndoas, com flores brancas murchas, lanolina, super untuoso e sedutor e ainda, acreditem, uma acidez. Não me contive e liguei para o Ciro Lilla, que importa o Caves S.João dos deliciosos Frei João, Porta dos Cavaleiros e outros da centenária Caves São João, para saber desse branco de Arinto de Beiras e ele me disse que chegará em seu novo pedido, pois normalmente ele traz os vinhos do Dão desse produtor. Fiquei animado.
Na conversa e lembrando que esse produtor tem a característica de vinhos longevos, ele lembrou de um jantar com um pequeno grupo de amigos, entre eles Saul Galvão, Dias Lopes, Manuel Garcia e ele, no início dos anos 2.000 no Restaurante Roma Jardins, onde havia alguns vinhos especiais, entre eles um Château Lafite Rothschild 1975 e também um Bairrada Frei João Reserva 1975. Pois o grupo considerou este último o melhor vinho da noite!… O vinho sempre nos surpreende não é mesmo?
Se você gosta de vinhos com idade, convido a ler esta matéria onde degustamos Musar branco, Tondonia branco, Buçaco branco, além de Chateau de Fonsalette e Quinta da Fonte Souto. Vale conferir. Aqui.