Tannat Day!!!
Dia 14 de abril se comemora o Dia Mundia do Tannat, foi num 14 de abril que faleceu Pascual Arriague que levou a casta ao Uruguai, sem imaginar a importância histórica do fato…
Com o clima atlântico, solo privilegiado e produtores bascos e italianos talentosos, a casta achou seu paraíso e nós saímos ganhando com isso. O Uruguay é uma espécie de Bourgogne sul-americana, com pequenos produtores, teimosos, cada um com seu estilo, mas fazendo maravilhas. É isso que mais me encanta no Uruguay.
Sempre digo que um Tannat de verdade é como aquele um lavrador íntegro numa festa chic… Aquela mão dura e machucada do trabalho, mas está limpa, a roupa meio que desajeitada por não faazer parte de seu dia-a-dia rústico, sua camisa não é de marca mas está limpa e bem passada. É aquele cara que você quer ter ao lado patra uma confidência ou para enfrentar alguma briga… e as mulheres, certamente é com ele que se sentiriam mais seguras e protegidas. Esse é o Tannat de verdade.
Pascual Arriague
Eu ganhei de presente do Uruguai Wine duas garrafas para brindar este dia. Faço com muito prazer, pois todos sabem de meu carinho pelo Uruguay.
Sempre piso em ovos ao falar de Uruguay por não querer magoar ninguém. Tenho grandes Amigos bodegueros lá e impecáveis produtores. Escolher um vinho ou dois ou três ou dez do Uruguay para mim é muito difícil, confesso.
Assim, estes dois vinhos eu recebi do Uruguai Wine e por tanto não cai sobre mim a responsabilidade de ter selecionado estes em detrimento de outros… mas querem saber? Adoro os dois vinhos pois conheço suas histórias que me são tão caras.
O Viña Progresso Barrel Less é um vinho de edição limitada que infelizmente não está no Brasil onde seus vinhos são importados pela Vinci Vinhos, mas há lá outras preciosidades desse produtor que é como um sobrinho para mim, vi essa bodega nascer praticamente e estávamos juntos quando se definiu o nome de Viña Progresso uma Bodega Experimental de Gabriel Pisano… pois o garoto à época muito criativo, precisa ter seus experimentos sempre bem vindos num lugar fora de Pisano, já estabelecida e conceituada. Deu certo e ele deita e rola com seu talento inovador. Veja aqui um antigo vídeo com Gabriel Pisano.
O outro vinho é de Ariano, uma das mais tradicionais bodegas que tem vinhos de excepcional relação de qualidade e preço, eram importados pela Santar, mas não consegui confirmar em seu site, mas se encontra Ariano em diversos sites de vinhos.
Este Quatro Gatos tem um lugar especial em meu coração pois tive o privilégio de ter convivido diariamente com o artista Calos Vilaró, já falecido, quando ele viveu um período aqui no Brasil. E todas as vezes em que fui a Punta eu o visitava em Casapueblo. Uma dessas últimas vezes encontrei com ele já bem corôa e ele me presenteou com uma garrafa desse vinho que ele criou o assemblage de Tannat com Cabernet e que homenageia seus quatro gatos: Norte, Sul, Leste e Oeste… Veja o vídeo.
Agradeço ao Uruguai Wine e desejo muito sucesso ao magnífico Tannat Uruguaio. Saúde!!