Máscara de Vinho para sua beleza.
Neste momento em que temos um espumante com colágeno, focando também na beleza, não posso deixar de lembrar de minha Amiga Dra. Sonia Corazza e sua máscara de Vinho.
Conheci a Dra. Sonia Corazza numa convenção de vendas de um laboratório no Guarujá, onde ela e eu seríamos palestrantes no evento.
Ficamos amigos na hora pois ela é uma pessoa especial, super conhecedora da cosmetologia, da aromaterapia, com diversos livros publicados.
Na ocasião eu estava para lançar meu livro Nem Leigo, Nem Expert que eu pretendia ter junto um estojo de aromas. Ela ficou maravilhada com minha idéia, pois ela conhecia as fragrâncias e os aromas (são coisas distintas, aprendi com ela, pois aroma é comestível, e fragrância é perfumaria…), pois eu descrevia os aromas dos vinhos e ela descrevia tecnicamente aquele aroma/fragrância.
Na ocasião, sem ela e seu Amigo, o super expert Jean Morineau, eu não teria conseguido produzir o kit de aromas. Sou eternamente grato a ela por isso.
Mas a razão do texto, não é sobre isso, mas sobre essa onda de vinho para a beleza. Eu sou um grande defensor do Vinho como Alimento Funcional, coisa que infelizmente nosso governo não entende. Quem quer saber mais sobre isso e Vinho e Saúde, convido para ler e assistir este post AQUI, onde entrevisto o Dr. Jairo Monson.
E agora essa utilização do vinho na beleza, não esquecer os SPAs de vinho pelo Mundo e a enorme lista de cosméticos à base de uvas, me lembrou dessa receita que a Dra. Sonia Corazza me contou e deu a receita, de uma máscara de vinho, com grandes benefícios para a nossa pele.
Ela me contou que “…Nós sabemos que o Vinho é rico em flavonóides, estes evitam o envelhecimento precoce pelo combate dos radicais livres. Mas será que funciona quando se aplica diretamente na pele?
E aqui vamos explicar a “cosmetodinâmica” do vinho e sua composição: Primeiro nos temos a A água, que é um excelente veículo cosmético e corresponde a mais de 80% do vinho.
Entre 10% e 20% oscila a quantidade média de etanol, glicerol e outros alcoóis no vinho, substâncias que agem como antissépticos, evitando a contaminação microbiana.
Cerca de 8% do vinho é composto de ácidos, como os ácidos tartárico, málico e cítrico, que agem como microesfoliantes, deixando a pele macia e lisinha, um verdadeiro peeling químico e muito suave.
O vinho contém taninos, antocianinas e flavonas, substâncias fenólicas que fazem parte dos ativos antioxidantes importantes para evitar a formação de radicais livres sobre a epiderme.
E você sabe o que isso significa? O vinho evita o envelhecimento precoce da pele. Além de tudo, quase 15% do vinho é formado de açúcares, como a glicose e a frutose, que agem como hidratantes naturais, evitando o ressecamento da pele.
Ele contem as vitaminas C, B1, B2, B6, biotina, niacina, inositol e ácido pantotênico são balanceadores naturais, e também os sais minerais sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre e zinco. “
Então não perca tempo e cuide de sua pele com Vinho… Eis a receita da máscara:
Ingredientes
1⁄2 xícara (chá) de vinho tinto de boa procedência
1 sachê de gelatina sem sabor
1⁄2 xícara (chá) de água fria
Modo de preparo
Misture a gelatina na água e leve ao fogo brando, mexendo constantemente para dissolver, porém não deixe ferver
Retire do fogo, esfrie e adicione o vinho, mexendo até homogeneizar completamente
Leve à geladeira por 15 minutos ou até começar a espessar e, então, aplique sobre a pele do rosto limpa e seca, permanecendo em repouso de 20 a 30 minutos
Remova com água fria, seque bem e evite a radiação solar