Barricas não passam tanino ao vinho.
Depois que comentei em um IGTV, sobre o um estudo da Universidade de Dijon, realizado durante uma década, pelo professor Michel Fellat e Bernard Udelot, dando conta de que os taninos das barricas não passam para o vinho, choveram questionamentos a respeito.
Como quem sabia do estudo e me passou essa informação fora meu Amigo Jean-Claude Cara, que no Brasil produz o delicioso Elephant Rouge, produzido na Villaggio Grando e que você encontra na Vino & Sapore por R$ 109,00. Bem, eu combinei então com o Jean-Claude de falar mais a respeito. Assim marcamos uma live que foi realizada ante-ontem e onde você pode acompanhar o Jean-Claude falando a respeito do tema e acrescentando muita informação.
Jean-Claude Cara e Didú Russo
Ele contou que o estudo da década de 90 está todo relatado em um livro La Noblesse du Tonneau, dos autores: de
O livro, que é um tratado a respeito de Barricas, e escrito em francês, conta do projeto em detalhes e está disponível na Amazon francesa e ainda não tem tradução para inglês nem muito menos em português.
Acompanhe a live e curta as informações. Como digo sempre, no vinho não há quem saiba tudo, estamos sempre aprendendo e nos surpreendendo. Saúde!