O Casarão do Baco.
Conheci virtualmente Guillermo César Gómez, um argentino de formação cultural em história e filosofia, jornalista e principalmente entusiasta do Vinho. Ele criou um grupo de Whatsapp denominado ADOVA Amigos do Vinho Argentino e me convidou a participar. Lá estou, acompanhando as novidades que publicam.
O Casarão de Baco
Um dia Gillermo me convidou para uma entrevista para a Cata Vino da Espanha que ele colabora e fiquei honrado com o convite e mais ainda com a matéria que me faz elogios acima do que mereço…
Guillermo que é estudioso e curioso, ficou surpreso, assim como eu também, do enorme desconhecimento que o brasileiro tem a respeito de sua própria história e principalmente com o tema que nos aproxima, o Vinho. Poucos sabem por exemplo que o Vinho no Brasil começou por São Paulo, mais precisamente em São Vicente, onde não vingou e depois em São Paulo, mais precisamente no hoje conhecido Bairro do Bráz, que leva esse nome em função de ter sido terras de Bråz Cubas, que foi o primeiro produtor de vinho comercial no Brasil, o Vinho Bráz. Com as dificuldades sanitárias com as vitis-viníferas, o vinho foi para a região de Jundiaí, São Roque, onde se implantou e permanece até hoje com uvas americanas para então descer para o Rio Grande do Sul. Aliás recomendo vivamente o livro A Presença do Vinho no Brasil, do meu Amigo Carlos Cabral, que contra tudo isso e muito mais e vale muito a leitura.
Pensando nisso Guillermo teve uma idéia arrojada que é o Casarão de Baco. Você pode saber tudo dessa idéia praticando seu castelhano AQUI.
Eu tenho muito apreço por pessoas entusiasmadas. São elas que movem tudo e que trazem novos ares. aliás entusiasmado (En Teus Si Mesmus) significa ter Deus dentro de si. Costumo sempre falar em minhas palestras que Baco não é apenas Deus do Vinho, mas também Deus do Teartro, da Fertilidade e do Êxtase. Êxtase (Ex Ta Si) significa estar fora de si. E quando alguém está fora de si, ela atinge o Entusiasmo. Por tanto, por ser baco o Deus do Vinho e do Êxtase, o Vinho é um dos caminhos para que eu possa sair de mim, para que Deus entre!…
Eu aproximei o Guillermo do SPVinho que trabalha pelo Vinho Paulista e estou esperançoso com seu projeto. Assim, com o carinho de ver alguém entusiasmado eu gostaria de convidá-lo a olhar esse projeto e se solidarizar com o Guillermo para que o Vinho tenha esse espaço O Casarão de Baco o quanto antes.
Se você puder ajudar de alguma forma ou tiver interesse em participar desse projeto, procure pelo Guillermo no e-mail espabelo@gmail.com ou pelo WhatsApp +55 71 99227-5856 Guillermo César Gómez.