Os vinhos da BRÁZ Pizzaria
Recebi da Bráz Pizzaria este conjunto de maravilhas, Duas pizzas semi prontas para eu finalizar no forno de casa mesmo (que fica perfeito), diga-se, vem pela Braz Veloce, ganhei também um Panteone delicioso e duas garrafas de vinho BRAZ.
Fiquei muito honrado e super feliz especialmente pelos vinhos. Pizza é com Vinho. Vivo dizendo isso e tenho inclusive um e-book sobre harmonização de Pizza e Vinho. E a BRÁZ não brinca em serviço pois seu vinho da casa que leva o nome BRÁZ é italiano e da Toscana, e produzido por um dos mais renomados produtores de lá, a Vinícola Mazzei.
O branco é da casta Vermentino, excelente para as pizzas que levam mozzarella e também para as de verdura, o tinto é de Sangiovese e Alicante Nero, perfeito para as pizzas com calabreza, presunto cru, etc.
Mas o que é importante se saber é que por trás dessas garrafas tem muita história. Imaginem que o mundo não sabia da existência da América, e a Família Mazzei já produzia vinhos na Toscana! Lá na Itália já se fazia vinho há séculos, já se discutia as castas… Eu me encanto com isso, afinal beber vinho é também viajar na história.
Não é sensacional isso?!
Em 2017 tive o prazer de estar em Fonterutoli nome do “Borgo” da Famiglia Mazzei em Castelina in Chianti. Na ocasião fiz um vídeo que vale você ver, pois mostro o borgo e a vinícola, super moderna também, além da aconchegante cantina deles…
Os Mazzei tem muita história e importância quando se fala de Itália, de Toscana e de Chianti. Um antepassado Mazzei, de nome Ser Lapo Mazzei, foi o autor em 1398 do primeiro documento conhecido que usou o nome “Chianti”, registrando uma venda a um comerciante. Depois, em 1435, quando sua sobrinha Lady Smeralda Mazzei se casou com Piero Agnolo de Fonterutoli, o terreno torna-se propriedade da família. Desde então, já por 24 gerações, a Mazzei produz vinho no Castello di Fonterutoli.
O próprio John F. Kennedy, em seu livro “Uma Nação de Imigrantes”, disse que a grande doutrina “todos os homens são criados iguais”, consubstanciado na declaração de independência por Thomas Jefferson, foi parafraseado dos escritos de Filippo Mazzei, um patriota italiano e querido amigo de Jefferson.
Em 1980, no aniversário de 250 anos de nascimento de Filippo Mazzei, ele foi lembrado como um “patriota americano” e homenageado com um selo emitido pelos Correios Americanos. Vejam a importância dessa família!
O jovem Giovanni Mazzei, da 24ª geração, esteve no Brasil em 2017 e eu tive o prazer de almoçar com ele.