Os deliciosos Riesling Auslese
Tive o prazer de ter participado da live da VinD’Ame do meu Amigo Michael Schütte dos vinhos Riesling auslese que fazima parte da Semana Riesling, evento criado pelo Michael da VinD’Ame já há dois anos e que faz grande sucesso, fazendo muito pela divulgação dessa casta maravilhosa, chamada por muitos como a Rainha das Uvas…
A Master Class foi dirigida por Michael Schütte, e pelo nosso atual melhor Sommelier brasileiro Diego Arrebola, que descreveu cada um dos vinhos de forma impecável. Foi um show.
Nessa degustação nós pudemos provar três vinhos excelentes de sobremesa:
Da Região do Palatinado: Ruppertsberger Riesling Auslese, Dr. Bürklin-Wolf (meia garrafa).
Da Região do Mosel: Scharzhofberger Riesling Auslese, Reichsgraf von Kesselstatt, e o Erdener Treppchen Riesling Auslese, S. A. Prüm
Os vinhos beiram o preço de R$ 500,00. São vinhos doces, ideais para acompanhar tortas de maçã ou de pera, torta de frutas, bolos, etc., mas fica excelente também com fois gras ou queijos evoluídos e queijos azuis. Eu preparei uns canapés de gorgonzola dolce italiano e ficou o máximo!
Consegui gravar um trecho da Master Class onde o Michael fala dos produtores selecionados por ele, vale assistir.
Depois eu pedi ao Michael que ele explicasse uma nova classificação dos vinhos alemães criada há poucos anos pelos produtores do seleto grupo dos VDP, associação que reúne 200 dos melhores produtores alemães. O Michael explicou que essa classificação observa mais o caminho dos vinhos da Bourgogne com quatro níveis de qualidade e que não mencionam a doçura dos vinhos. São quatro níveis: Gutswein, que seriam os vinhos genéricos da região produtora; Ortswein, o equivalente ao Village; Erste Lage (Premier Cru) e Grosse Lage (Grand Cru). A menção GG no rótulo de um vinho de produtor associado à VDP significa Grosses Gewächs, um vinho top e sempre seco. Mas essa classificação só vale para os membros da VDP.
É importante saber que os vinhos tipo Auslese são provenientes de uvas muito maduras e muitas vezes botrytisadas, porém quando o rótulo menciona a palavra Trocken, significa que a vinificação do mosto foi completa até transformar todo o açúcar em álcool, nesse caso o vinho seco, tem um nariz excepcional e uma untuosidade superior ao habitual, nos sugerindo um vinho adocicadao, mas que não ´´. Se você experimentar um Riesling Auslese Trocken com um Salmão defumado e um toque de raiz forte se surpreenderá com uma harmonização rara e fina.