Don Melchor 2018
Fiquei extremamente sensibilizado com o convite e presente que recebi de Enrique Tirado, para acompanhar a degustação on line via Zoom, como funciona bem esse Zoom não?, especialmente pelo empenho do pessoal da Concha y Toro BR e da Lucia Paes de Barros em me fazer chegar aqui na praia onde estou recluso, um presente tão legal.
Classe é Classe…
O kit compreendia uma garrafa da safra excepcional em Puente Alto, a de 2018, de onde saem as uvas de Don Melchor, um Decanter e uma taça Riedel, uma máscara para um tour virtual pelos vinhedos e uma brochura maravilhosa contando desse vinho ícone do Chile, além da elegante carta do Enrique Tirado.
Didú Viajando…
Foi um sucesso geral. A experiência do tour virtual só não tinha os aromas… afinal com a taça cheia e aquele visual, foi como estar em Puente Alto curtindo aquele cenário e degustando seu fruto.
Enrique Tirado
Conheci o Enrique Tirado quando ele ainda tinha cabelos pretos e eu cavanhaque preto… então vejam que faz tempo. Nessa trajetória, me considero um grande privilegiado por ter acompanhado todas as suas degustações aqui no Brasil, inclusive as brincadeiras de montar um assemblage de Don Melchor, quando ele trazia algumas amostras das parcelas selecionadas para o assemblage. Claro que o nosso não ficava tão bom como o dele, afinal esse é certamente o maior dos talentos de um enólogo, saber dosar o assemblage entre cerca de 150 alternativas de composições entre solos e castas de um vinhedo. Um grande mistério para mim até hoje, afinal o vinho tem que ser pensado em sua linha do tempo no futuro e não apenas no agora. Há que ter talento e segurança nessa decisão.
Momento de privilegiado…
Eu curti muito tudo, só tinha gente de qualidade e a apresentação correu com perfeição. O Enrique fala de Don Melchor até dormindo, sabe tudo e foi quem começou na Concha y Toro a investigar e identificar essas parcelas privilegiadas de terroir.
Gráfico sobre clima na linha do tempo da safra perfeita
O Enrique explicou que a safra 2018, que deve ser entendida num período que começa no inverno de 2017, foi perfeita pois as condições climáticas foram de tal modo generosas que permitiram a maturação perfeita de todas as castas e todas elas entraram no assemblage deste ano, permitindo por sua condição um vinhp já integrado e pronto para se degustar com przer jea, embora possa durar anos, eu perguntei a ele qual seria o auge dessa safra e ele ponderou que acredita que em dez ou quinze anos setará ainda mais incrível, embora possa durar uns 40 anos ou mais. Não duvido.
Eu consegui gravar um vídeo com os principais momentos dessa degustação, que espero você curta. não é para fazer inveja não, juro, mas para você entender todo o trabalho que está por tráz do excepcional trabalho de um enólogo sério e dedicado como o Enrique Tirado.
Fiquei particularmente feliz por ele ter em seu primeiro ano como gerente geral da Don Melchor, ser premiado pelo destino com uma safra dessas. Merecidíssimo. E devo dizer mais. Eu perguntei ao Enrique o que o enólogo Enrique havia aprendido com o gerente geral Enrique. Pois sua resposta foi algo emocionante, pois ele disse que o gerente geral Enrique aprendeu a respeitar ainda mais a natureza, que sem a performance dela não se faz Don Melchor… Show. Por mais enólogos gestores. Grazie Amigos!! Saúde!