Etiqueta não é Frescura 1.
Antigamente dinheiro e educação costumavam andar juntos. Depois isso mudou. Me lembro que no passado, quando acontecia de alguém ganhar grana e começar a frequentar ambientes mais refinados, essas pessoas se preocupavam em não dar bandeira, em não serem notados como novos ricos.
Havia inclusive vários cursos informais de “Boas Maneiras”… Hoje não há mais isso e parece até que muitas pessoas se orgulham de seu desconhecimento de etiqueta e fazem questão de ostentar seu desalinho…
O importante porém é saber que a base da Etiqueta é a praticidade, a educação e o respeito ao outro. Qualquer regra de etiqueta que não tenha uma justificativa pratica, uma explicação objetiva, não tem sentido em existir, claro e aí sim pode se considerar uma “frescura”…
Não apoie o gargalo da garrafa na taça
Um bom exemplo é apoiar o gargalo da garrafa de vinho na borda da taça de vinho. Por que não se deve fazer isso? A razão é simples: a taça pode lascar pois é muito mais delicada e leve do que a garrafa de vinho. Essa é a explicação da deselegância… Para evitar isso você pode ou exercitar a servir o vinho corretamente ou para facilitar, usar um “corta gotas” que ajuda muito nessa função. Saúde!