5 Erros que levam você a comprar sempre o mesmo vinho
Certa vez apareceu um vinho uruguaio que era gostoso e baratinho. Era o Elegido Montes Toscanini Merlot Tannat. Custava na ocasião R$ 12,00. Eu indiquei para muitos amigos e inclusive divulguei bastante em minhas mídias, ao ponto de um dia o produtor me falar: “Didú, pare de falar do vinho pois não consigo subir o preço…” hahahahaha
Nessa ocasião um querido Amigo me perguntou se eu tinha uma boa dica de vinho bom e barato, o que todos me pedem aliás, e eu lhe indiquei o elegido Montes Toscanini Merlot Tannat de R$ 12,00.
O tempo passou e certo dia, uns dois anos depois, reencontro esse amigo que me diz: Olhe que boa dica de vinho você me deu… Qual perguntei? Não me lembrava mais. E ele me lembrou do vinho uruguaio… Ele estava repetindo o mesmo vinho desde então!!??
Então eu me espantei e lhe disse: Sabino (nome do meu Amigo), você vem repetindo o mesmo vinho até hoje?! Tenho, me respondeu, eu não quero errar, o vinho até subiu bastante de preço, mas eu sei que não vou perder meu dinheiro arriscando no que não conheço… Perfeitamente compreensivo.
O problema, lhe disse é que no Mundo devem existir cerca de 200 mil produtores de vinho (só na região de Bordeaux na França, existem 12 mil!), se cada um deles produzir digamos 10 vinhos diferentes, nós estamos falando de 2 milhões de vinhos diferentes!!!
Agora imagine que se você viver cem anos e todos os dias beber um vinho diferente beberá 36.500 vinhos, ou seja, menos de 2% do que existe!!!! Ou seja, repetir o mesmo vinho é antes de qualquer coisa a perda da oportunidade de eventualmente conhecer um vinho que lhe agrade mais…
Existem algumas dicas importantes para você evitar de repetir sempre o mesmo vinho a vida inteira, como conhecer os diversos tipos de vinho, as uvas correlatas a que você gosta, fugir dos truques de venda dos vinhos baratos na internet, etc…. Eu gravei este vídeo para você listando essas dicas. Aproveite. Saúde!