20 anos de Pedra Cancela. Privilégio,
20 anos do vinho Pedra Cancela em edição especial.
A vida dentro das restrições da pandemia nem tem sido tão dura assim para quem escreve sobre vinhos. Como digo sempre, sorte que não falo de parafusos…
Imaginem que a Alessandra Casolatto da CH2A preparou para o Tiago Dal Pizzol da TDP Importadora, um evento simplesmente inusitado pelo Zoom.
A ocasião comemorava os vinte anos do vinho Pedra Cancela, que hoje integra a Lusovini. A Quinta Pedra da Cancela é fruto da paixão pelo vinho da família Gouveia, hoje gerida por João Paulo Gouveia, enólogo e sócio da Lusovini, um dos produtores de referência do Dão, detentor de inúmeras marcas produzidas em várias regiões.
Este vinho é especial. De 2012, com 7 anos de estágio em garrafa, e um elegante toque de madeira, digo elegante pois apenas 20% da casta Encruzado que representa 60% da composição do vinho (30% Malvasia Fina e 10% Cerceal), e madeira de 2º uso, fez toda a diferença.
O vinho está simplesmente um espetáculo. Uma pena esse câmbio tão alto e os custos que o importador serio enfrenta no Brasil que faz essa preciosidade de apenas 1.200 garrafas chegar aqui a R$ 999,00. Este trata-se de uma preciosidade, mas no site há uma variedade de outros Pedra Cancela a preços que não machucam o bolso. Vale visitar.
Cada convidado recebeu uma garrafa do vinho, a minha veio até a praia, para que pudesse me deleitar com os amigos e quem estava em São Paulo, recebeu também um almoço português para acompanhar a degustação.
Além da enóloga Sonia Martins, estava presente o conhecido e competente jornalista de vinhos Luis Lopes que deu uma aula sobre o vinho e sobre a Encruzado, que não sabia é casta novíssima. Consegui gravar esse trecho do encontro para você. Vale ver.
Parabéns aos envolvidos todos e meus agradecimentos. Saúde!!