Você conhece a uva Viura?
A Espanha é o lar da Viura, principalmente, as regiões do norte do país. A variedade é o principal ingrediente dos vinhos brancos de Rioja, onde é utilizada em quase todos as áreas da Catalunha, principalmente, no espumante Cava, ao lado das uvas Parellada e Xarel-lo.
Como acontece com outras castas, Viura é conhecida por diversos nomes, comoAlcañol, Alcañón, Blanca de Daroca, charas Blanc, Forcalla, Gredelin, Lardot, Listan Andaluschi, Listan Andaluski, Macabn, Maccabéo e Makkobéo… é pouco ou quer mais?…
No sul, ao longo da costa do Mediterrâneo, a Viura pode ser encontrada em diferentes regiões, especialmente em Jumilla, Valencia e Yecla. Há Viúra na França também, conhecidas como Macabeu ou Maccabéo, especialmente no Languedoc, mas longe do volume cultivado na Espanha.
Floral e também com amêndoas, aromas de biscoito, Maçã, especiarias doces, canela, especiarias, a casta é ótima companhia para frutos do mar.
Um dos melhores vinhos que provei na vida é de Viura (90%) com Malvasia (10%), trata-se do Tondonia Branco Gran Reserva. Um vinho de sonhos, complexo e evoluído que só vem ao mercado com mais de dez anos de afinamento. Veja isto.
Mas nem sempre você precisa gastar tanto para provar um bom Viura, como agora na Vinci o vinho Vega del Castillo Blanco que está em promoção e é uma belíssima oportunidade de você provar a tipicidade da Viura de Navarra. Depois me conte. Saúde!