Vinhedo centenário, Pé-Franco e Biodinâmico!!!
Imagine um vinhedo quase centenário de pé-franco (ou seja sem enxerto), plantado no Vale do Rio Negro na Patagônia com vinhas velhas de Malbec. Agora imagine que esse vinhedo fosse comprado e cuidado pelo celebrado enólogo Hans Vinding-Diers.
Pois é… o resultado dessa história é o vinho A Lisa, uma preciosidade da Bodega Noemía que desde 2001 produz vinhos de parcelas minúsculas e que são apreciados por pessoas bem informadas mundo afora.
Hans Vinding-Diers
Embora tenha passaporte inglês, Hans é filho de pai dinamarquês e mãe inglesa. Nascido em 1969, em Stellenbosch, África do Sul, em plena região vinícola.
Quando menino, mudou-se para Bordeaux, onde estudou e passou a maior parte da vida. Lá, seu pai possuía o Château de Landiras, e, assim, Hans cresceu no mundo do vinho. Aos 18, foi trabalhar numa vinícola na Austrália, foi quando decidiu que realmente gostava de fazer vinho. Hans fez vinhos na Austrália, África do Sul, Uruguai, Chile, Argentina, França, Espanha, Portugal, Hungria, entre outros lugares. Hoje assumiu o controle da Bodega Noemía e conduz um excepcional trabalho biodinâmico.
Aqui no Brasil os vinhos chegam pela Vinci Vinhos de Ciro Lilla. E o A Lisa 2012 já com bela evolução tem 90% de Malbec desse vinhedo centenário, 9% de Merlot e um toque de Petit Verdot. Interessante experiência degustar um vinho autêntico do terroir da Patagônia, que na verdade é raridade, pois com cultivo biodinâmico, um vinhedo em pé-franco, e fermentação espontânea, ele expressa exatamente o que é essa casta naquele terroir. Ou seja autenticidade, aquilo que acredito no futuro, todos que realmente apreciam vinho vão querer degustar, a paisagem engarrafada…
Custa R$ 273,90 na Vinci Vinhos. Experimente e depois me conte. Saúde!!!