Todo o cuidado é pouco, inclusive no Vinho…
No final da semana passada eu me descuidei e cai num aplique pela internet. Parece incrível isso, mas caí. Por essa razão escrevo o que ocorreu comigo para que você fique alerta. Mesmo vivendo meus setenta anos e com toda a experiência e informação que tenho, eu cai no conto…
Como se sabe o ser humano lamentavelmente evoluiu e evolui muito em tecnologia mas em termos de moral e caráter parece que não só não evolui como até regride.
Veja, somos dos poucos animais que temos linguagem, gramática, diversos idiomas, comunicação em fim. O que fazemos dela? Mentimos, iludimos, dizemos o que não é, matando as palavras. Estamos quase acabando com as palavras, parece que elas já não valem o que valeram…
Então aparece uma tecnologia como a web que é maravilhosa que propicia tanta coisa importante e boa em termos de informação e comunicação e vem uma pessoa e usa isso para ludibriar, denegrir, roubar, enganar… acho triste. Diminui nossa raça.
O que aconteceu comigo foi o seguinte: estava trocando a campainha de casa que estava quebrada e eu resolvi instalar uma nova. Peguei as ferramentas erradas e fui obrigado a subir a escada da entrada diversas vezes, estava aborrecido, cansado e ainda tinha dois vídeos a produzir.
Eu já havia recebido uma mensagem da Mistral (que era falsa), falando que eu era um Cliente especial e que tinha ganho um vaucher para desconto na próxima compra e que me enviariam um código. Confesso que não dei bola mas entendi que se tratava de algum plano de fidelidade que eles estariam implementando. Por ser da área de comunicação e pela minha relaçnao com a Mistral, achei que deveria apoiar e incentivar essas iniciativas. Fiquei esperando a mensagem.
Bem, nessa situação de um certo stress com a instalação da campainha, toca o telefone e um rapaz educado e simpático se apresenta em nome da Mistral para que eu confirmasse que havia recebido meu vaucher… em meio do caminho verifico meus e-mails pelo celular e vejo que não havia vindo nada. disse isso ao rapaz. ele então insistiu. O sr. poderia confirmar novamente? Sim, disse e confirmei que não havia vindo nada. Então disse ao rapaz. Olhe não se incomode, estou ocupado e outra hora você vê isso para mim, ok?
Foi quando ele então insistiu e me disse, não não, só mais um minuto, eu vou passar um SMS para o sr. basta me confirmar o código que o sr. recebeu…
Pronto. No afobamento da situaçnao e querendo me livrar logo daquela ligação, o “Salame” do Didú canta o código que não deveria e que nem da Mistral era, era do Whatsapp!!!! O que permitiu a clonagem. Você não confere isso, você se distrai, eles têm muito ardil.
Importante observar a habilidade deles, pois você não é levado a conferir nada por estar falando com a pessoa da Mistral… num ambiente de confiança, e tal. Por tanto, TODO o cuidado é pouco. A gente se distrai e cai. Há diversas modalidades de golpe lamentavelmente.
O pior é depois reconhecer que você foi Salame, um Pato e os filhos te olharem com cara de pena para o velhinho senil… hahahahahaaaa
Para minha sorte em menos de dois minutos comecei a receber ligações de amigos me informando que achavam que meu Whatsapp havia sido clonado. As pessoas percebem na linguagem do golpista que não se trata da pessoa. Imediatamente divulguei isso no meu Instagram e no meu Facebook que são infinitamente maiores que minha lista de Whatsapp e alertei a todos, dessa forma eles não conseguiram nada. Bem, conseguiram que diversos amigos me gozassem com mensagens… claro.
Informei a Mistral imediatamente que foram super gentis e até se desculparam do que não têm do que se desculpar, pois são vítimas como eu e pior, comprometendo sua imagem. Empresa competente e líder tem que lidar com essas coisas…
Imagine a qualidade do mailing de uma Mistral, a importadora de vinhos que todo mundo queria ter.
Isso levou a importadora a publicar um alerta que faço questão de postar aqui e lhe peço que compartilhe. Inaceitável esse tipo de comportamento desses golpistas. Fiquem alertas amigos e não façam como eu que me descuidei e dancei.
Ainda a título de informação. O melhor a fazer nesses casos é imediatamente enviar um e-mail para support@support.whatsapp.com com a mensagem clara: “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta” e informe o seu número de telefone com ddd.
Isso é o mais importante a se fazer IMEDIATAMENTE, pois inibe a ação dos falsários. Depois você pede para reativar e eles dão instrução do que fazer para se previnir para o futuro. É isso. Já passou, mas certamente os bandidos continuam à espreita. Saúde!!!