Hoje é dia do Vinho do Porto.
Hoje, 10 de setembro, se comemora o Dia do Vinho do Porto. A razão da data é em função de que nesse dia em 1756 o Marquês de Pombal criou a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, mandando colocar diversos Marcos Pombalinos, como esse da foto, que foram levados em lombo de burro e pesavam toneladas!!
Didú e o Marco Pombalino no saguão do Instituto do Vinho do Porto (foto do Tommasi)
Nessa ocasião Pombal criou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, com o objetivo de fomentar, de forma articulada, a cultura da vinha do Douro, proteger a pureza do produto e controlar a produção…
A região engloba cerca de 250 mil hectares, onde 44 mil são compostos por vinhas e 32 mil estão autorizados a produzir vinho do Porto. Em terra de socalcos existem mais de 100 castas aptas à produção, mas 32 delas são as recomendadas.
Se a região é demarcada há mais de 264 anos, a produção na região é já milenar, antecedendo a ocupação romana.
Acredita-se que cerca de 65 mil pessoas estão envolvidas na produção do vinho nesta região.
O Douro é considerado Património da Humanidade pela UNESCO como “paisagem cultural evolutiva e viva”, estando dividido em três sub-regiões: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.
Nós temos no Brasil o orgulho de ter uma das pessoas mais ilustres e importantes na história do Vinho do Porto, que é o Carlos Cabral, Infanção da Confraria do Vinho do Porto de quem tenho a honra de ser Amigo. Saiba mais AQUI.
Há muito sobre Porto, mas eu seleciono aqui para você algumas matérias que podem lhe interessar:
Minha visita a Taylor’s por exemplo, um espetáculo a parte onde pude contar ainda com as presenças de ninguém menos que Josko Gravner e meu Amigo Stefano Zanier.
Os cem anos do produtor Poças, onde tive o prazer de estar entre os convidados.
Uma das inúmeras visitas do meu Amigo Dominic Symington ao Brasil Dominic quando ele nos serviu o Ne Oublié de 1882! Inesquecível.
A entrevista simpática e didática com meu Amigo Fernando Seixas da Taylor’s que vale uma aula. AQUI
O delicioso e refrescante Portônica, um drink perfeito para nós…
A taça oficial oficial do Vinho do Porto, desenvolvida pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Linda.
Os 430 anos da marca Croft, que hoje faz parte do grupo Taylor’s, evento inesquecível.
O Porto é um vinho de inúmeros méritos, considerado a primeira região demarcada da hitória, primeiro vinho comercializado em garrafas de vidro, primeiro vinho a ter um rótulo comercial, único vinho a constar de uma constituição, a inglesa, como a bebida recomendada para brindar ao Rei… não é para qualquer um.
Em fim, o Porto é um mundo a parte e merece atenção. Tenha sempre um Porto a mão. Saúde!!