Flaccianello brilhando
Os vinhos Supertoscanos têm vários estilos, os de castas francesas, os de assemblage de castas francesas com a Sangiovese e os de Sangiovese “in pureza” afinados em barricas de 225 litros.
Recentemente um dos top da Fontodi, o Flaccianello, elaborado com uvas 100% Sangiovese, foi maturado 18 meses em barricas de carvalho e uma pequena parcela em ânforas, como eram produzidos os vinhos há milhares de anos. Um vinho que deveria vir acompanhado de uma almofadinha para você poder se ajoelhar ao degusta-lo… recebeu os sonhados cem pontos de Antonio Galloni e de Parker, que mesmo aposentado e longe das avaliações, sua marca continua pontuando vinhos e fazendo a fama deles.
Quando isso acontece, invariavelmente ele encarece pela lei da oferta/procura. Isso é simplesmente inevitável.
Existem inúmeros maravilhosos Supertoscanos e Chiantis de produtores incríveis, como estes abaixo:
Il Secondo Pacina na Piovino
Badia a Coltibuono, Castello di Ama, Bonacchi, Andrea Costanti, Fattoria Félsina, Tenuta di Capezzana e Lungarotti na Mistral
Castellare di Castellina, Fontodi, Villa Poggio Salvi, Felsina, Piccini, San Fabiano Calcinaia Cellole na Vinci
Renzo Masi, Rocca delle Macie, Cepaparello na Decanter
Volpaia, Monte Bernardi, Fontemorssi na Premium Wines
Nipozzano, Castiglione Chianti, Checci na Ravin
Castiglione DOCG na Via Vini
Se vale a dica do Didú, não espere que pinte essas pontuações para curtir esses vinhos, experimente, varie de produtor e de categoria, todos esses que citei são excepcionais produtores. Experimente… Saúde!!