Como guardar o Vinho que sobrou?
Se há uma pergunta frequente em palestras de vinho é essa: Como devo guardar o vinho que sobrou? Já perdi a conta nesses mais de vinte anos falando sobre vinho e estudando sobre vinho, quantas vezes respondi a isso.
O ideal é você ter sempre a mão uma dessas meias garrafas de vinho, acho ideal as de Porto por serem escuras e terem uma tampa muito boa. Você deve te-la vazia e limpa `a disposição e assim que abrir seu vinho encha essa meia garrafa com ele e tampe-a imediatamente, deixando-a no mesmo lugar onde estava a sua garrafa de vinho que vai beber.
Por que isso? Por que o que mata o vinho é o oxigênio, assim como nós… ele nos oxida e nos deteriora, mesmo sendo vital para nossa vida e evolução. Preservar um vinho significa deixá-lo distante da oxidação, da luz e da variação de temperatura. Guardando seu vinho assim ele durará meses sem o menos problema, e caso você termine a garrafa pode abrir a meia garrafa e continuar seu prazer…
Você também pode guardar o vinho sem grandes problemas arrolhado na porta da geladeira e continuar a bebe-lo no dia seguinte, nesse caso vale o mesmo, faça isso assim que servir sua taça para evitar que o vinho fique convivendo com a oxigenação com a garrafa aberta…
Nesse caso ele dura menos pois haverá um espaço de ar dentro garrafa que fará seu papel oxidativo no vinho, mas entre dois ou três dias ele não vai ficar comprometido a ponto de ficar deteriorado. Aliás em muitos casos você gostará mais do vinho no dia seguinte, acredite, pois essa aeração ajudará o vinho a se abrir.
Se seu vinho for biodinâmico então tenha a certeza de que ele melhorará, pois é característica dos biodinâmicos essa necessidade de aeração para ele se abrir. Uma vez conversando com o Nicolas Joly do famosos biodinâmico Clos de La Coulée de Serrant ele me contou de uma experiência que fez provando um pouquinho do vinho diariamente durante 15 dias!!! ele provava, re-arrolhava e deixava alí na mesa da copa. Pois acredite que ele considerou que o melhor dia foi o 7º dia!!! Foi quando o vinho estava em sua plenitude!! Imagine isso.
Essas Vacu-Vin que sugam o ar de dentro da garrafa também são eficientes mas apenas para um ou no máximo dois dias, pois aquelas membranas da tampa de borracha, que devem ser molhadas antes de você sugar o ar com a bombinha, perdem seu efeito de vedação quando secam, permitindo a entrada do ar.
Aliás, encontrei um vídeo meu das “Dicas do Didú” de 2015 onde eu já comentava isso. Veja aqui o Didú mais novo… hahahahaaa Saúde!